Conheça o Ciate: um espaço totalmente dedicado às crianças e aos adolescentes

Em edifício projetado pelo sócio arquiteto Tony Malheiros em outubro de 1995 e inaugurado em 5 de agosto de 1996, na gestão do ex-Comodoro Ennius Muniz, o Centro Infantojuvenil do Iate Clube (Ciate) é dedicado aos associados entre 4 e 13 anos e utiliza metodologias pedagógicas para trabalhar diversas questões com os alunos, além de oferecer 14 diferentes atividades, dentre as quais dez são modalidades esportivas.  

Na área esportiva, o Ciate visa formar uma base sólida de habilidades em seus pequenos, respeitando as fases da formação e do desenvolvimento de cada um. “O objetivo é estimular e desenvolver capacidades coordenativas, além de aptidões que dependem de controle neuromuscular como coordenação multimembros, agilidade, velocidade, tempo de reação, consciência corporal e espaço temporal, equilíbrio, ritmo e disciplina”, explica Fátima Dantas, gerente educacional do Ciate.

É no Ciate e nas escolinhas que os pequenos sócios iniciam a vida esportiva nas mais diferentes modalidades oferecidas pelo Clube, como natação, tênis, tênis de mesa, optimist (vela), dança, capoeira, patinação, vôlei, futsal masculino e feminino, judô e peteca.

O aluno ainda realiza as lições do colégio, recebe acompanhamento pedagógico e exercita diferentes atividades que trabalham o físico e o mental, sempre auxiliado por experientes profissionais. A estrutura do espaço é de altíssima qualidade, com salas de aula e laboratórios de informática, além de brinquedoteca e sala de dança. 

Robótica; iniciação à informática; reforço escolar; recreação; hora da história; musicalização; coordenação motora e artes completam a grade curricular de atividades oferecidas. 

No viés comportamental, as crianças desenvolvem autonomia, comprometimento, capacidade de resolver conflitos, espírito de equipe, comunicação verbal, bem como vivenciam diferentes situações.  

“São anos dedicados ao quadro social, contribuindo com a formação de cidadãos responsáveis e conscientes. É gratificante ver o comprometimento de toda a equipe em prol dos nossos pequenos sócios”, afirma João Lima Bastos, Presidente do Ciate.

Para o próximo ano, a presidência do Ciate e a Comodoria, com a colaboração dos pais, estuda a implementação de um nova proposta pedagógica, ainda mais voltada para a questão esportiva. O Presidente garante que “a intenção sempre será oferecer o melhor para os nossos alunos, com o inestimável apoio dos sócios”.

As aulas do ano de 2022 já começaram, contudo ainda é possível fazer as matrículas. Para isso, é necessário entrar em contato com a Secretaria do Ciate e agendar uma aula experimental. Todos os protocolos sanitários vigentes estão sendo adotados para preservar a saúde e bem-estar tanto dos alunos quanto dos funcionários.

Mais informações pelos telefones (61) 3329-8726/8727. O calendário anual, os valores e a grade de atividades estão disponíveis no site do Iate.