Velejadores do Iate sobem ao pódio do Sul-Americano de Finn 2022

Do dia 15 ao dia 19 de junho o Iate Clube de Brasília foi, pela primeira vez, sede do Campeonato Sul-Americano da Classe Finn. Mais de 20 velejadores de diferentes estados brasileiros, além de atletas argentinos, estiveram presentes no evento. Ao todo, foram disputadas oito regatas. 

O equilíbrio deu o tom das provas, que tiveram sete vencedores diferentes. Antônio Moreira, do Clube Naval Charitas do Rio de Janeiro, conquistou o primeiro lugar da competição, repetindo a edição de 2019 em Ilhabela (SP). Os Iatistas Rodrigo Carvalho Mendonça e Fernando Boani também subiram ao pódio, na segunda e terceira colocações, respectivamente. 

”O ICB sempre recebe os velejadores muito bem e faz grandes campeonatos. Não comecei muito bem, com regatas bem difíceis pra mim. No sábado, com vento melhor, comecei a minha recuperação com dois segundos lugares. Já no domingo ganhei as duas do dia e com um quarto lugar chegando na frente dos adversários, eu consolidei o título”, contou Antônio Moreira.

O evento foi realizado pelo Iate e pela Federação Náutica de Brasília e recebeu diversos elogios por sua organização. Toda a Comissão de Regata e de Protestos foi composta por velejadores da capital, o que demonstra o alto nível atlético da vela em Brasília.

”O Iate Clube está muito orgulhoso de ter sediado o Sul-Americano de Finn. Foi um campeonato com condições muito difíceis, mas a vitória do Antônio Moreira mostra que o velejador bom ganha em quaisquer condições. Agradecemos a classe Finn e todos seus velejadores por confiarem em nós para organizar este grande evento”, disse Gustavo Raulino, Diretor de Esportes Náuticos.

O próximo Campeonato Sul-Americano será disputado em Florianópolis (SC) em 2023. 

Confira abaixo os resultados finais: