Vôlei

VOLEIBOL NO BRASIL –

O Voleibol é um dos esportes mais populares do mundo, praticado por pessoas de todas as idades. Em sua variação principal, é jogado por duas equipes de seis jogadores cada, em uma quadra dividida por uma rede no centro. O objetivo do jogo é tocar a bola no solo dentro da quadra adversária, observando as regras permitidas. O voleibol é considerado um esporte olímpico e sua primeira aparição foi em 1964, nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão.

Existem diversas variações conhecidas do esporte, dentre elas, o voleibol sentado e até o disputado na neve. Porém, a variação mais popular é o jogado na areia, também considerado esporte olímpico desde de 1996 a partir dos jogos de Atlanta, nos Estados Unidos. Diferente do praticado em quadra, nesta modalidade são apenas quatro atletas, divididos em duas duplas.

O esporte se popularizou no Brasil na década de 1980, tornando o país uma referência com a Seleção Masculina em 1º lugar e Seleção Feminina em 3º no ranking mundial. A entidade máxima da modalidade no Brasil é a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), com sede Rio de Janeiro. No mundo, é a Federação Internacional de Voleibol (FIVB), sediada atualmente na Suíça, país europeu.

Atualmente no Brasil a principal competição de vôlei, como o esporte é popularmente conhecido, é a Superliga, campeonato que reúne os principais times do país. No exterior, se destacam a Volleyball Nations League, ou Liga das Nações (antigo Gran Prix no feminino e Liga Mundial, no masculino) e os Jogos Olímpicos. Os países considerados as maiores potências no esporte são o Brasil, Rússia, Itália, Estados Unidos, Japão e China.