Todos seguros a bordo

Garantir a segurança de todos na navegação é uma das principais responsabilidades dos comandantes em suas embarcações. Para isso, é preciso certificar-se também de que os tripulantes estão cumprindo as normas da autoridade marítima.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), 22 pessoas perderam a vida em acidentes no Lago Paranoá em 2021 e outras 73 foram socorridas e resgatadas com vida. Afogamentos e colisão estão entre as principais ocorrências atendidas.

Assim, para garantir um passeio agradável e sem acidentes, a Diretoria de Esportes Náuticos orienta a todos que leiam atentamente os documentos emitidos pela Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, como a Portaria n° 7/2021 e a Circular nº 5/2021. Ambos visam reforçar a adoção de medidas relativas à salvaguarda da vida humana e à segurança do tráfego aquaviário.

O documento apresenta as regras aos comandantes para uma navegação segura, traz as responsabilidades dos proprietários das embarcações, bem como demais tópicos que têm a missão de fortalecer a mentalidade de segurança a bordo.