Nova geração do vôlei quer mais desafios

As passagens das seleções brasileira masculina e feminina de vôlei no Iate, além de outros dez times internacionais, renderam importantes vivências para os alunos da escola esportiva do Clube. 

Durante 20 dias, além da oportunidade de verem de perto seus ídolos – muitos dos quais devem estar nas Olimpíadas de 2024 -, os atletas ainda puderam jogar em uma quadra oficial, conversar com os jogadores e as jogadoras, acompanhar os treinos e sentir um pouco o clima de uma competição internacional.

“Incentivar o esporte e mostrar aos alunos que eles podem ser atletas profissionais vai muito além dos treinos diários. São experiências como a que os nossos atletas tiveram que permitem a eles terem um olhar mais abrangente do que é o esporte de alto rendimento”, afirma Marcelino Vizeu, Vice-Diretor de Vôlei.  

De acordo com Vizeu, “o esporte prepara o indivíduo para a vida ao trabalhar valores como companheirismo, determinação, superação e disciplina. O esporte de alto rendimento é a ponta da pirâmide, ou seja, não é obrigatório que todos sigam na carreira, mas a Vice-Diretoria segue com o seu papel de mostrar todas as vertentes do esporte”. 

O resultado da experiência não poderia ter sido melhor: no último domingo, 19, a equipe feminina Sub-17, formada por atletas de 15 e 16 anos, garantiu o vice-campeonato do Campeonato Brasiliense Sub-18, após a final com a equipe ProVôlei, base da seleção de Brasília Sub-18. 

Segundo o professor Fernando Barreira, foi um ótimo jogo, oportunidade em que a equipe mostrou amadurecimento, resiliência e superação. “Nosso time está evoluindo e estamos muito felizes com o resultado alcançado no brasiliense, pois foi a primeira grande competição desde o retorno do projeto esportivo. Temos alguns grandes desafios pela frente, como a Taça Paraná em setembro, para os quais estamos preparados”.

Agora, todos os alunos da Escola de Vôlei se preparam para o Torneio Interno, que acontece neste final de semana, 25 e 26, para as categorias Sub-16 masculino e Sub-19 feminino. Serão montadas três quadras no Ginásio Poliesportivo, as quais receberão os times do Clube e outras 14 equipes convidadas. 

Em julho, acontecerá o Torneio de Vôlei de Praia do Iate. Serão três etapas (9 e 10 de julho; 13 e 14 de agosto; e 24 e 25 de setembro) para seis categorias: Subs-15, 17 e 19, além das masters 35+, 45+ e 55+. A primeira fase será marcada também pela inauguração do quiosque da modalidade.

Venham prestigiar!