Modalidades

MUSCULAÇÃO

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Musculação: A musculação é uma modalidade de treinamento físico realizado contra resistência de pesos externos, chamada também de treino resistido, que tem como objetivo o aumento hipertrofia muscular, ganho de força e potência. É uma atividade de duração instantânea e elevada intensidade.

Benefícios da musculação:

  • Melhora a parte estética;
  • Aumenta a autoestima;
  • Fortalece a região da coluna vertebral, a flexibilidade e diminui dores locais;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Contribui positivamente para a coordenação motora e o equilíbrio;
  • Melhora o aprendizado e a concentração.

ERGOMETRIA

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Ergometria: A palavra “ergometria” vem do grego, ergon = trabalho e metria = técnica de medição. Trata-se do estudo de desempenho do esforço humano. A ergometria é utilizada em academias como uma atividade neuromuscular de duração variável, efetuada com máquinas específicas com fracionamento de carga para cada grupo muscular, o que permite uma adaptação da intensidade de cada exercício ao grau de condicionamento físico do indivíduo.

Benefícios da Ergometria:

  • Adaptações cardiovasculares e pulmonares;
  • Reduz o risco de desenvolver doença cardíaca coronária e as chances de morrer desta doença;
  • Reduz o risco de infarto;
  • Reduz o risco de ter um segundo ataque cardíaco em pessoas que já tiveram um ataque;
  • Diminui tanto o colesterol total quanto os triglicerídeos, e eleva o bom colesterol HDL;
  • Diminui o risco de desenvolver pressão alta;
  • Ajuda a reduzir a pressão arterial em pessoas que já têm hipertensão;
  • Diminui o risco de desenvolver diabetes tipo 2 (não dependente de insulina);
  • Melhora a capacidade pulmonar;
  • Aumenta a capacidade de consumo de oxigênio;
  • Alterações nos níveis de colesterol e de triglicerídeos: os programas regulares de exercícios causam reduções nos níveis de colesterol e triglicerídeos no organismo e aumento nos níveis de HDL;
  • Alterações nos ossos: reduz os riscos de osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e fraturas na velhice.

YOGA

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Yoga: Derivado da palavra em sânscrito “yuj”, que significa “unir ou integrar”, yoga é um conjunto de conhecimentos de mais de 5 mil anos. Yoga é harmonizar o corpo com a mente e a respiração, através de técnicas de posturas de yoga e meditação.

Benefícios da Yoga:

  • Diminui o estresse e ansiedade;
  • Promove condicionamento físico;
  • Facilita o emagrecimento;
  • Alivia dores corporais;
  • Controla a pressão e os batimentos cardíacos;
  • Melhora o sono;
  • Melhora o prazer no contato íntimo.

ALONGAMENTO

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Alongamento: são exercícios físicos para manter ou desenvolver a flexibilidade. O alongamento é uma das mais importantes categorias de exercícios que podem ser prescritos para manter e restaurar o equilíbrio normal em cada uma destas estruturas: o músculo, a fáscia, o tendão e o ligamento.

Benefícios do alongamento:

  • Melhora postura;
  • Aumentam flexibilidade;
  • Permitem movimentos amplos;
  • Ajudam no relaxamento;
  • Ativam a circulação sanguínea.

ABDOMINAL

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Abdominal: O exercício abdominal é um dos mais conhecidos exercícios para desenvolvimento e fortalecimento da musculatura abdominal, principalmente do músculo reto abdominal. É também um modelo pertencente ao método Hiit, que dentro deste, pode sofrer muitas variações, de acordo com a necessidade do praticante.

Benefícios dos exercícios abdominais:

  • Barriga chapada;
  • Melhoram a respiração;
  • Previnem problemas de coluna;
  • Aumentam a força;
  • Preservam os órgãos internos;
  • Auxiliam movimentos do dia a dia;
  • Melhoram o equilíbrio.

GLÚTEO E COXA

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Glúteo e Coxa: Exercícios de glúteos e pernas compõem alguns dos treinos favoritos de quem procura fortalecer o corpo e tonificar os músculos. Os movimentos corretos de uma ginástica localizada ajuda proporcionam um corpo esculpido, durinho e auxiliam a perda de calorias.

Benefícios:

  • Melhora a prática de esportes;
  • Trata lesões no quadril e joelho;
  • Previne lesões;
  • Proporciona tonificação muscular.

GINÁSTICA LOCALIZADA

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Ginástica Localizada: É um método de condicionamento físico que visa desenvolver a resistência localizada de um músculo ou de um grupo muscular, para tonificá-lo sem hipertrofia, deixando o corpo mais firme (hipertonia) e resistente à fadiga. Uma ótima aposta para quem quer aumentar a força e a flexibilidade usando apenas do peso do próprio corpo.

Benefícios da Ginástica Localizada:

  • Melhora da postura;
  • Melhora das habilidades psicomotoras;
  • Prevenção contra possíveis lesões;
  • Ajuda no emagrecimento.

IATE CROSS

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Iate Cross:  O CrossFit surgiu nos Estados Unidos na década de 1990. Ele é um esporte derivado de vários outros, como atletismo, ginástica olímpica e levantamento de peso. O resultado da combinação de diferentes exercícios é um condicionamento físico completo – com uma grande redução de gordura corporal e a regularidade em manter uma ótima forma.

Benefícios do Iate Cross: 

  • Emagrecimento;
  • Constrói músculos;
  • Resultados rápidos;
  • Diversidade de exercícios;
  • Melhora da autoestima e autoconfiança;
  • Preparo corporal para diversas situações.

JIU JITSU

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Jiu Jitsu: Etimologicamente, a expressão japonesa jiu jitsu pode ser traduzida literalmente como “arte da suavidade” ou “técnica da brandura”, uma referência ao caráter e filosofia desta arte marcial: o equilíbrio e o controle total do corpo.

Benefícios Jiu Jitsu: 

  • Ajuda a emagrecer;
  • Alivia estresse;
  • Trabalha o corpo de forma completa;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Desenvolve melhor disciplina.

TREINAMENTO FUNCIONAL

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Treinamento Funcional: Um dos pilares do treinamento funcional é o fortalecimento do core, o centro de força do corpo, que inclui os músculos do abdômen, dos quadris e da região lombar e responde pela estabilização da coluna vertebral. A sacada do funcional é acionar essa musculatura em todos os exercícios, não só nos abdominais. Como no afundo, por exemplo: para evitar que o corpo oscile e o movimento perca efeito, o abdômen tem que estar ativado.

Benefícios do Treinamento Funcional:

  • O programa se adapta a você e as suas necessidades;
  • Melhora de habilidades motoras;
  • Ganho de saúde, performance e corpo;
  • Treino de movimentos, não apenas músculos;
  • Altamente motivador pela quantidade grande de exercícios e possibilidades;
  • Desenvolvimento da percepção dos movimentos;
  • Melhoria da postura geral e durante os exercícios;
  • Melhoria do equilíbrio muscular (simetria);
  • Melhoria da eficiência dos movimentos;
  • Aumento da estabilidade da região core (saúde da coluna vertebral);
  • Melhoria do equilíbrio estático e dinâmico;
  • Aumento de força muscular;
  • Melhoria das estruturas afetadas por lesão no processo de reabilitação.

POWER PLATE

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Power Plate:  É uma plataforma vibratória na qual a pessoa pode fazer uma série de exercícios em cima, como abdominais, agachamentos e flexões. As vibrações emitidas pela máquina fazem o corpo trabalhar com até nove vezes mais intensidade que o normal, e que 15 minutos no aparelho são equivalentes a uma hora de musculação convencional. Aparelho muito famoso entre celebridades que gostam de manter a saúde e a estética bonita.

 Benefícios do Power Plate:

  • Resultados rápidos;
  • Estimula drenagem linfática;
  • Melhora circulação sanguínea;
  • Previne possíveis lesões;
  • Diminui flacidez;
  • Fortalece e tonifica a musculatura em tempo recorde.

CYCLING

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Cycling: Trata-se de uma modalidade simples e eficiente que trabalha o sistema cardiovascular, permitindo a realização de treinos mais intensos e uma maior eficiência muscular e de condicionamento físico. Essa atividade normalmente é realizada com auxílio de música para que haja melhor harmonia e ritmo.

Benefícios Cycling:

  • Melhora a aptidão cardiorrespiratória;
  • Perda de peso e diminuição da percentagem de massa gorda;
  • Melhora as taxas glicémicas (glicose sanguínea) e colesterol (HDL E LDH);
  • Aumento da resistência muscular;
  • Desenvolvimento do sentido rítmico;
  • Fácil e simples de praticar;
  • É uma atividade segura pois pode-se definir a intensidade de pedalada e ajusta-la a cada praticante, evitando lesões.

BOXE FITNESS

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Boxe Fitness: Trata-se de uma aula de boxe em forma de circuito que usa como acessórios luvas, sacos de areia e pads. Os golpes acionam principalmente os punhos, mas exigem que o corpo todo entre em movimento: peitoral, abdômen, pernas e quadril. Os batimentos cardíacos se mantêm altos durante o treino.

Benefícios Boxe Fitness:

  • Emagrecimento;
  • Aumento da capacidade cardiorrespiratória;
  • Definição muscular;
  • Melhora de reflexos;
  • Melhoria na coordenação motora;
  • Alivia estresse.

MUAY THAI FITNESS

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Muay Thai Fitness: muay thai fitness é uma atividade física que integra movimentos de arte marcial com exercícios fitness. É uma musculação feita com movimentos ritmados, em sequências de treinos comuns da academia, mas com a força e a habilidade do muay thai. Durante as aulas, serão praticados circuitos com sacos de boxe para chutes e socos, abdominais, cordas para pular, etc.

Benefícios do Muay Thai Fitness:

  • Tonifica os músculos, deixando os glúteos, coxas, braços, costas, barriga e panturrilhas mais durinhos e bem contornados;
  • Ajuda a acabar com as estrias e a celulite;
  • Melhora o condicionamento físico, pois melhora a circulação sanguínea, o movimento das articulações e trabalha a respiração;
  • Melhora a coordenação motora, por causa dos movimentos;
  • Quando aliado a uma boa alimentação, ajuda a emagrecer e queimar gorduras e calorias mais rapidamente;
  • Aumenta a autoestima e alivia o estresse.

DANÇA – RITMOS

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Dança- Ritmos: Modalidade de exercícios aeróbicos que misturam coreografias de ritmos variados, como hip-hop, axé, funk, salsa, kuduro, reggaeton, música latina, forró, sertanejo e até mesmo dança de salão. O foco principal dessas aulas é o exercício aeróbico, por isso é importante intercalar as aulas de ritmo com musculação e ginastica localizada para cuidar também do desenvolvimento e definição dos músculos.

Benefícios Ritmos:

  • Melhora de função cardiorrespiratória;
  • Desenvolvimento coordenação motora;
  • Melhora qualidade de movimentos;
  • Corrige postura;
  • Fortalece a musculatura.

PILATES SOLO

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Pilates Solo: É a prática do método sem a ajuda de molas, cama e outros recursos que auxiliam a prática dos movimentos, essa modalidade depende única e exclusivamente da força do próprio corpo para realizar os exercícios, essa força vem de dois centros dos movimentos, o abdômen e a coluna lombar. Esse método depende única e exclusivamente da força do próprio corpo para realizar os exercícios, e quase sempre o desafio é que você vença a gravidade, ou seja, que você consiga sustentar seu peso corporal nos mais diversos movimentos que você fará contra a ação da gravidade.

Benefícios Pilates Solo:

  • Melhora a flexibilidade;
  • Aumento da resistência física e mental;
  • Corrige postura;
  • Tonifica a musculatura;
  • Alivia dores musculares;
  • Melhora a coordenação motora.

PILATES MAQUINÁRIO

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Pilates Maquinário: Os exercícios de Pilates realizados nos aparelhos envolvem uma larga possibilidade de movimentos, todos eles realizados de uma forma rítmica, controlada, associada à respiração e correção postural como também é feito no Pilates Solo. O Pilates em Equipamentos permitirá que o praticante esculpe seus músculos de uma forma mais rápida, e tratará algumas patologias de maneira mais eficiente, como as de coluna, joelho, etc. As mesmas podem ser realizadas no solo, mas os resultados não serão notados tão rapidamente.

Benefícios:

  • Resultados mais rápidos;
  • Tratamento de patologias específicas;
  • Melhora de postura;
  • Melhor condicionamento físico e mental;
  • Tonifica músculos;
  • Alivia tensões e estresse.