Iate entre os melhores da vela jovem nacional

Os bons ventos do domingo (24/7) marcaram o encerramento do Campeonato Brasil Centro da Classe Optimist.

Em quatro dias de disputas agitadas, 117 velejadores de oito estados brasileiros, entre 7 e 14 anos, mostraram ao público que o iatismo jovem nacional está muito bem representado.

Foram realizadas as dez regatas programadas para a classe veterano e as oito para os estreantes, com vento entre 4 e 10 nós na direção leste.

O carioca Arthur Back foi absoluto e ficou com o primeiro lugar geral na Flotilha Ouro, enquanto Manuel de Orleans e Bragança seguiu na ponta da categoria estreante.

Mas a grande surpresa do campeonato foi a evolução vertiginosa da Flotilha do Iate com três velejadores entre as dez primeiras posições da categoria veterano. Renato Lunetta foi o 3º colocado, seguido por Uthar Sotero (4°) e Breno Ramos (5°).

Além disso, vários outros velejadores conquistaram posições significativas em suas categorias por idade. É o caso dos atletas Vitória Viegas (3ª no Feminino Juvenil – 12 a 14 anos) e Pedro Rodrigues (campeão entre os mirins Sub-11).

Na estreante, composta por velejadores com menos de um ano em competições oficiais, o Iate mostrou a força das categorias de base com Maria Beatriz Nogueira, formada na Escola de Vela em dezembro de 2021, se classificando em 3º geral e 1ª entre as meninas. Catarina Santana, com apenas 8 anos, foi a campeã na Sub-11 dos estreantes.

Confira o desempenho dos atletas Iatistas na competição. Parabéns a todos!

Em janeiro de 2023, o Iate será sede do Campeonato Brasileiro da Classe Optimist e, por isso, o Brasil Centro foi preparatório tanto para os atletas conhecerem o ambiente quanto para o Clube no que diz respeito à organização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *