Flotilha do Iate encerra 50° Brasileiro e Copa Brasil de Estreantes de Optimist com conquistas no pódio

Entre os dias 6 e 17 de janeiro, no Cabanga Iate Clube de Pernambuco – subsede em Maria Farinha -, foram realizadas as regatas do 50° Campeonato Brasileiro e da Copa Brasil de Estreantes da Classe Optimist. 

Ao todo, 14 atletas – formados na Escola de Vela do Iate – representaram o Clube nas competições e obtiveram excelentes resultados.

Pela primeira vez, os velejadores Luz Maria Cruxen Goytisolo, Antônio Latif Ferreira Fakhouri, Arthur de Azevedo Dietzsch, Bernardo Mano Raulino, Oto Carneiro Cavalcanti de Albuquerque, Pedro Araújo Rodrigues e Samuel Caixeta Romero participaram de uma competição nacional: a Copa Estreantes, a qual contou com 49 atletas de nove estados. 

Samuel foi o 2° colocado na categoria juvenil e 7° na colocação geral; ainda na juvenil, o Iatista Oto ficou com o 4° lugar. “Há menos de um ano, esses atletas ingressaram na Escola de Vela Infantil do Iate. Os desempenhos alcançados, logo na primeira disputa nacional, demonstram a disciplina dos alunos, a competência dos professores e a excelência do Iate”, afirma Gustavo Raulino, Diretor de Esportes Náuticos em exercício.

O 50º Campeonato Brasileiro de Optimist contou com a participação de, aproximadamente, 140 atletas de até 15 anos. Vitória Borges Viegas de Lima, Breno José Almeida Macieira Ramos, Daniel Almeida Maldaner, João Pedro Nicolini Kyth, Luís Henrique F. Lopes da Silva, Renato Gomez Lunetta e Uthar Matheus Sotero Veiga defenderam a bandeira do Iate, brilharam e mostraram grande evolução. 

Renato conquistou o terceiro lugar na categoria juvenil e a 13° colocação geral. Vivi Viegas foi a segunda atleta mais bem colocada ao atingir o 7° lugar na categoria feminina juvenil e ser a 32° colocada na classificação geral.

“O campeonato foi marcado por regatas bem disputadas e pela alta participação feminina: metade dos atletas eram meninas, tendência que temos notado em nossas escolinhas também”, revela Raulino.

Breno Ramos e Uthar Veiga se classificaram na flotilha ouro; já Daniel Maldaner, Luís Henrique e João Pedro, na flotilha prata.  

“Iniciamos a temporada 2022 da vela com ótimos resultados e o trabalho está apenas começando. Parabenizo os atletas e os treinadores pelo compromisso diário e pelas conquistas no Brasil e no mundo. Esperamos que seja um ano de bons ventos”, finaliza o Diretor. 

A equipe do Clube teve o apoio dos colaboradores Matheus Steytler, Orley Ferreira Lira e Ricardo Paranhos.