Conselho Deliberativo inaugura Plenário e reabre instalações reformadas na Antiga Sede

No mesmo dia em que Brasília e o Iate completaram 62 anos, o Conselho Deliberativo inaugurou o plenário e reabriu as instalações reformadas da Presidência, assessoria e sala de reuniões. Todos os mobiliários serão substituídos por itens novos, no mesmo padrão dos que foram adquiridos e instalados na sala do Comodoro, nas salas de reunião e no plenário do Conselho Diretor.

O espaço pode abrigar até 30 pessoas sentadas, com cadeiras confortáveis que ainda serão instaladas. Com o novo sistema de som e o modelo já usual de videoconferência, o presidente do Conselho Deliberativo, Edison Garcia, afirmou que há possibilidade de realizar sessões com periodicidade menor, mais rápidas e com a presença física de menos conselheiros, já que a experiência durante a pandemia comprovou a aderência pelo sistema digital.

“Podemos usar esse espaço para realizar reuniões periódicas das comissões e discutir questões, não necessariamente de forma deliberativa, para preparar os temas previamente. Tenho certeza que a gente traz para o Conselho Deliberativo um espaço à altura do Iate Clube de Brasília”, salientou.

“À esquerda da mesa do Plenário está a sala dos beneméritos. É uma sala de reunião à disposição dos conselheiros e das comissões. Do outro lado, está a sala onde os presidentes das comissões e relatores podem fazer uso de computadores com quatro estações de trabalho”, detalhou Garcia.

O primeiro espaço após subir as escadas da Antiga Sede segue sendo o da Secretaria Executiva, local onde há atendimento aos conselheiros e arquivo. Na sala da presidência, foi construído um banheiro e um acesso da sala de reuniões direto à sala do presidente.

“Aquela sala de reuniões, que geralmente usamos para registro de candidaturas, é a sala dos presidentes. Acredito que o registro das chapas passará a ser feito aqui no Plenário. Temos mais espaço, conforto e vai abrigar melhor as fotos históricas que marcam a política do Clube”, acrescentou o presidente Edison Garcia.

 O Comodoro Flávio Pimentel se disse feliz por entregar ao Conselho Deliberativo o espaço revitalizado. “Essa era uma obra necessária, trocamos todo o telhado. Realocamos a Diretoria Cultural, que está agora mais bem instalada. Estamos também oferecendo o quadro de Juscelino Kubitschek, nosso patrono, que foi doado pelo presidente Edison Garcia nos 55 anos do Clube, quando ele era Comodoro. Nada mais justo que essa obra de arte fique no Plenário do Conselho Deliberativo”, argumentou.

Antes de descerrar uma placa em homenagem a todos os membros do Conselho Deliberativo, ao lado do presidente Edison Garcia e do Comodoro Flávio Pimentel, o fundador e benemérito Alvaro Alberto Sampaio garantiu estar ‘muito satisfeito’ com a modernização do local. “Agradeço ao convite do Edison. Sempre fico feliz em estar no Clube”, disse.