Campeonato Brasil Centro de Optimist reunirá 100 velejadores no Iate

Entre os dias 21 e 24 de julho, o Iate Clube de Brasília será a sede do Campeonato Brasil Centro da Classe Optimist, uma das mais importantes competições do calendário da vela jovem. Em quatro anos, essa será a segunda vez que o evento acontece na Instituição.

O evento contará com a participação de, aproximadamente, 100 velejadores, divididos nos níveis estreantes e veteranos, dos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Paraíba, além do Distrito Federal.

Cerca de 20 velejadores, sendo dez estreantes e dez veteranos, vão defender a bandeira do Iate. De acordo com o Diretor de Esportes Náuticos, Gustavo Raulino, há grandes expectativas de pódio para o Clube.

“Especificamente para o Brasil Centro, esperamos que quatro velejadores veteranos fiquem entre os 15 primeiros colocados; já entre os estreantes, pelo menos três devem figurar entre os dez primeiros, com expectativa de um nome do Iate entre as três primeiras colocações”, detalha Raulino.

O evento terá um toque ainda mais especial porque o Clube se prepara para receber, em janeiro de 2023, o 51º Campeonato Brasileiro da Classe Optimist, uma das principais competições da vela nacional e seletiva para os campeonatos internacionais. Logo, trata-se de uma grande oportunidade para os velejadores conhecerem a raia, o local, o vento, e treinarem bastante.

Vale lembrar que julho é um mês de vento bom em Brasília. De acordo com o aviso de regatas, estão programadas dez regatas para os veteranos e oito para os estreantes, sempre a partir das 9h30. A premiação será no dia 24.

“A cidade vai receber o futuro da vela brasileira. São os principais nomes que estão despontando no esporte, integrantes da chamada Vela Jovem, a qual reúne atletas de 7 a 15 anos. Com mais esse grande evento, e os outros que iremos realizar até o final do ano, reafirmamos a vocação da cidade para os esportes náuticos e para o turismo esportivo”, conclui o Comodoro Flávio Pimentel.