Iate recebe Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas

O Iate Clube de Brasília recebe desde ontem, 17, a quarta etapa do XXVI Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas e da VIII Copa Brasil de Maratonas Aquáticas – Troféu Fabiola Molina. A competição, que termina hoje, 18, definirá as seleções brasileiras que irão ao Sul-Americano Juvenil e à Copa Pacífico, torneios que serão realizados ainda este ano.

Ao todo, 400 atletas de todo o país participam da competição, dos quais 24 são do Iate Clube. A atleta olímpica do Grêmio Náutico União e recordista brasileira dos 1500m livre feminino, Viviane Jungblut, e o nadador especialista em maratonas aquáticas e medalhista de bronze dos Jogos Pan-americanos Lima 2019, Victor Ribeiro Colonese, são presenças garantidas no evento.

Nos 10 km, os dois melhores homens e as duas melhores mulheres nascidas em 2002 e 2003 estarão classificados para o Sul-Americano. Na mesma prova, respeitando a representatividade de regiões, os melhores colocados serão convocados para a Copa Pacífico. Vale lembrar que, para a Copa Pacífico, a idade de classificação é entre 1998 e 2001.

Nos 5 km, a dinâmica é parecida. A diferença fica por conta da idade de classificação. Serão convocados atletas nascidos em 2006 e 2007.

Além das quatro provas características do Campeonato Brasileiro e da Copa Brasil, a CBDA realizará uma prova de 1 km para atletas da categoria Petiz. A ideia é trabalhar as categorias de base da modalidade.