Exposição “Bons Ventos” segue aberta para visitação até o dia 7 de agosto

As Diretorias Cultural e de Esportes Náuticos convidam todos os Sócios a prestigiarem a exposição artística “Bons Ventos”, de Márcia Valle. Até o dia 25, as obras estarão expostas no Espaço Gourmet da Náutica; depois, seguem para o Iate TV, onde ficam até o dia 7 de agosto. No Iate TV, os Sócios podem conferir as obras de segunda a sexta, das 8h às 20h; e, aos sábados e domingos, das 8h às 18h. 

Quando começou a fotografar, a artista mineira queria referências para sua pintura, que, neste ano, completa cinquenta anos ininterruptos. Neste sentido, há doze anos, a câmera tornou-se companheira inseparável de Márcia Valle. Outros caminhos surgiram, um novo olhar nasceu, até que um dia, juntas, registraram a primeira regata e, ali, nascia um elo inseparável.

Foi então que cercada de ventos, de céus e águas azuis – sua cor favorita desde sempre – uma ideia floresceu. E assim, como timoneira que ajusta velas e leme em permanente mudança, adaptando-se ao inesperado, deixando-se levar para chegar ao destino, Márcia Valle abraça essa nova temática dinâmica e multicolorida do mundo náutico, apresentando a exposição “Bons Ventos”. 

A partir dos registros fotográficos, Márcia Valle aplica técnicas de aquarela para dar cor, vida e movimento às velejadas. Como ela mesma autodescreve, “É muito atrevimento de uma artista querer, com simples traços e pincéis, sentir o prazer de um velejador no comando de seu leme. Mas ela tenta, pesquisa, pergunta. Sabe que são diversões distintas, a sua e a deles – dos velejadores. Sabe também que, para chegar até aqui, teve que experimentar, acertar, errar, corrigir rumos, descartar maus resultados, recomeçar”.

A artista mineira deixa um recado para os Sócios: “É uma satisfação indescritível poder apresentar meu trabalho à Família Iatista. Espero que apreciem as obras da exposição ‘Bons Ventos’ e que sejam envolvidos, como eu fui, por ventos, rajadas, rondadas”, declara Márcia Valle, que vai aproveitar a Copa Brasil Master de Laser e Snipe para fazer novos registros para o seu acervo.

Foto: Márcia Valle