Iate investe na formação de atletas olímpicos

No segundo semestre de 2020, o Iate Clube apresentou um projeto de acordo com o Edital nº 8 do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), voltado para a contratação de profissionais técnicos e multidisciplinares que irão trabalhar com os atletas das seguintes modalidades: vela, voleibol, tênis e natação.

Com a aprovação do projeto, o Iate recebeu, para o ciclo Olímpico 2021 e 2024, cerca de R$ 929.600,00, destinado ao custeio do salário líquido dos profissionais. Logo no início deste ano, foram realizadas as contratações do técnico estratégico esportivo, Rui Campos do Nascimento, e do preparador físico Fábio Ramos. 

“Por meio do edital do CBC, clubes como o Iate conseguiram manter ou contratar equipes técnicas e garantir a manutenção do projeto de formação de atletas olímpicos, mesmo em meio ao cenário de pandemia. Trata-se de um medida que, dos pontos de vista profissional, esportivo e social, é muito importante para o esporte brasileiro”, avalia Rui Campos.

Com parte da equipe montada e um espaço revitalizado, o Clube deu início ao projeto do CBC. Nas salas, com a orientação e a supervisão do professor Fábio Ramos, alunos dos 7 aos 26 anos são divididos em turmas, conforme a faixa etária, e realizam, principalmente, treinos de ginástica funcional e valências físicas, envolvendo o próprio peso do corpo, além do uso de equipamentos como escadas de agilidade, cones, elásticos, medicine ball, kettlebell, step, entre outros.

Para que as aulas aconteçam com segurança, os alunos fazem a higienização antes de adentrar ao espaço. O professor também é responsável por garantir o distanciamento social de, no mínimo, 2 metros e as equipes de limpeza do Iate fazem a desinfecção do ambiente no intervalo entre as aulas. 

O estrategista Rui Campos explica que os atletas integrantes do projeto são selecionados pelos técnicos principais das respectivas modalidades. “Alguns já representam o Clube em competições esportivas e outros, futuramente, poderão representar. Além disso, o trabalho desenvolvido é complementar ao realizado pela Academia do Iate”, acrescenta. 

“Em breve, mais materiais serão adquiridos pelo Clube por meio do Edital n° 9 do CBC. Com este conjunto de iniciativas, fortalecemos o viés esportivo do Iate ao proporcionar as ferramentas necessárias para revelar novos talentos da Família Iatista”, finaliza Campos.