Venha praticar basquete no Iate Clube

O professor de educação física canadense, James Naismith, talvez não imaginasse que o esporte que criou em 1891, o basquetebol ou basquete, fosse tão longe, se tornando, atualmente, o terceiro esporte mais poderoso financeiramente em todo o mundo, além de ser uma modalidade olímpica.

Sua proposta era criar um esporte “indoor” que contribuísse com as aulas de educação física durante os rigorosos invernos do hemisfério norte. O início foi improvisado. A cesta, que era colocada num pedestal e dependia de uma escada para recolher as bolas certeiras, deu lugar a um aro com uma redinha que alivia a queda da bola, para que não reste nenhuma dúvida sobre a pontuação, e sem retê-la. Esses aprimoramentos continuam até os nossos dias, com buscas tecnológicas pela indústria para melhoria de itens como bolas, pisos, tênis etc., num esporte extremamente competitivo, em que a emoção da vitória nos jogos entre grandes equipes, geralmente, é definida por um pequeno detalhe.

O Vice-diretor de Basquete, Ricardo, lembra que o Iate, desde o final de 2018, vem implantando, de forma gradual e continuada, um pouco prejudicado pela pandemia, a prática do basquete no Clube, com a contratação do reconhecido professor José Carlos Vidal, um dos melhores técnicos de basquete da atualidade no Brasil.

“O professor Vidal tem um currículo invejável no basquete, além de ser doutor em Educação Física pela UnB. Ainda trabalhou em todas as categorias de base, desde 1991, e foi tricampeão brasileiro masculino de basquete nos anos de 2007, 2011 e 2012, e bicampeão sul-americano nos anos 2010 e 2015”, detalha Ricardo. 

As aulas de basquete serão reiniciadas no próximo dia 6 de fevereiro e ocorrem nas manhãs de sábados e domingos, com turmas mistas de alunos e alunas de 7 a 12 anos e de 13 a 16 anos. Até o término da pandemia, atendendo às recomendações de distanciamento das autoridades sanitárias, além da preocupação dos pais, o uso das máscaras continuará sendo obrigatório e os treinos serão de fundamentos individuais em situações de tática em grupo. Não haverá os jogos com as equipes completas para evitar contato.

Para mais informações, matrículas e aquisição de uniformes, entre em contato pelo telefone 3329-8783.

Foto: Arquivo 2019