Conheçam as áreas do Lago Paranoá destinadas aos banhistas

De acordo com o Decreto nº 39.555/2018, o Lago Paranoá é dividido em oito zonas de uso, a saber: preferencial para banho; preferencial para atividades náuticas não motorizadas; preferencial para a motonáutica; diluição de efluentes de estações de tratamento de esgotos; segurança dos pontos de captação de água para abastecimento público; segurança da Barragem do Lago Paranoá; segurança nacional; e restrição ambiental.

Em setembro do ano passado, o Lago começou a receber as primeiras placas que delimitam as zonas de uso do seu espelho d’água. As sinalizações estão sendo instaladas em quatro zonas preferenciais para banho: na orla da Ponte JK, na praia da QL 11 do Lago Norte, no Parque das Garças e na Praia do Cais da Concha Acústica, localizada no Setor de Clubes Esportivos Norte.

Segundo o documento, também é permitido banhos coletivos em outros cinco pontos de acesso: Prainha da ML 05; Praia da Orla da Ermida Dom Bosco; Praia da Península dos Ministros; Praia do Anfiteatro Natural do Lago Sul e a Praia da Praça dos Orixás.

Toda a extensão da orla do Iate Clube de Brasília está abrangida nas Zonas II e III, quais sejam: uso preferencial para atividades náuticas não motorizadas e para a motonáutica. Assim, por questões de segurança, orienta-se aos Sócios que não utilizem as margens do Lago Paranoá próximas ao Clube para banho, tendo em vista que podem acontecer acidentes.