Atletas do Iate fazem bonito nos maiores eventos de base da vela brasileira

Nove atletas Iatistas participaram, entre os dias 3 e 16 de janeiro, no Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), da Copa Brasil de Estreantes e do Campeonato Brasileiro de Optimist, classe de iniciação à vela e conhecida por introduzir crianças e adolescentes na modalidade. Os eventos reuniram mais de 150 jovens entre seis  e 15 anos.

Os velejadores Enzo Figueiredo e Uthar Veiga participaram da Copa Brasil de Estreantes, que encerrou no último dia 8. Os dois jovens, de apenas 13 e 12 anos, respectivamente, iniciaram na vela há pouco tempo e tiveram a oportunidade de velejar no mar pela primeira vez.                   

Pelo Campeonato Brasileiro da Classe Optimist, o Iate foi representado por sete jovens atletas (Renato Lunetta, Vitória Viegas, Arthur Borges, Breno Ramos, Caio Mesquita, Daniel Maldaner e Isabela Rosas). Renato e Caio conquistaram o 3º lugar infantil (flotilha ouro e prata, respectivamente); Vitória foi a terceira colocada do infantil feminino; e Breno subiu ao segundo lugar do pódio da categoria mirim.

Durante todos os dias de competições e treinamentos, os atletas receberam o apoio de parte da equipe técnica do Clube, formada por Allan Godoy e Alexandre Kronenberger, que foram ao Rio de Janeiro acompanhá-los nas competições. O Iate parabeniza os atletas pelos excelentes resultados e a comissão pela dedicação diária prestada aos alunos da Escola de Desportos Náuticos.

Curiosidade – Um barco de optimist tem 2,34 metros e é utilizado por crianças de até 15 anos para aprenderem as principais funções de um monotipo. O formato do veleiro impede que a embarcação atinja uma velocidade considerada elevada, o que o torna ainda mais seguro para a modalidade. Entre os velejadores que começaram nesta categoria, estão os campeões olímpicos Robert Scheidt, Lars Grael, Torben Grael e Martine Grael.