Notícias sobre a pandemia por covid-19: sintomas, isolamento social e prevenção

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) publicou, recentemente, um informe com “Atualizações e recomendações sobre a covid-19”, o qual traz diversas orientações quanto ao tratamento de pessoas infectadas, isolamento respiratório, reinfecção, entre outros pontos importantes.

Segundo o documento, os sintomas mais frequentes da covid-19 são: febre, tosse, dor de garganta, dor “tipo sinusite”, náuseas, perda de apetite, perda ou alteração do olfato e/ou do paladar, cansaço, dores musculares, dor torácica e falta de ar. Alguns pacientes apresentam ainda sintomas gastrointestinais como náuseas, “dor de estômago” ou diarreia.

A recomendação da SBI é que todos os pacientes com suspeita clínica forte da doença e os doentes confirmados (exame de RT-PCR positivo) devem ficar dez dias em isolamento respiratório domiciliar, ou seja, afastados de seus familiares e amigos.

Você já sabe, mas não custa nada lembrar sobre as regras básicas da prevenção à covid-19 que devem ser praticadas todo dia, o dia todo, e diminuem consideravelmente o risco de alguém ser infectado. Uso de máscara; distanciamento físico de 1,5 metro; higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel a 70%; e não participar de aglomerações.