Atletas do Iate superam adversidades e se destacam nas picinas

Depois de um ano difícil, cheio de incertezas e desafios, os atletas da natação e do polo aquático do Iate Clube de Brasília mostraram que resiliência é uma das características mais importantes do esporte. Isso porque, depois de seis meses afastados das piscinas, em virtude da pandemia, eles retornaram aos treinos e conseguiram terminar 2020 com resultados muito animadores.

Neste final de semana, acontece a última competição do calendário nacional, a Copa Brasil de Maratonas Aquáticas, em São Bernardo do Campo (SP) com a presença dos atletas Kenue Santana e Nina Xavier. 

Mas, em dezembro, nossos atletas brilharam bastante Brasil afora. Confira:

Troféu Brasil

   

Aconteceu, na piscina do Clube Regatas Vasco da Gama, na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 9 e 12 de dezembro, a tão esperada e única competição presencial para atletas da natação. Uma competição de categoria Absoluto, onde todos os atletas que possuíam os índices estabelecidos pela CBDA puderam participar. 

Os Iatistas Isabela David e Miguel Garcia foram os atletas que conseguiram obter o índice para participarem da competição. 

Isabela nadou as provas de 100m e 200m costas. Na prova de 200m costas, a Iatista conseguiu se classificar para a final e terminou a prova com o 4º melhor tempo entre as oitos finalistas. 

Na eliminatória da prova de 100m costas, a atleta teve excelente desempenho e se classificou entre as oitos melhores atletas para nadar a final. Isabela finalizou a prova com o 5º melhor tempo. 

Com o resultado da prova de 100m costas, Isabela foi selecionada para compor uma das oito equipes de um revezamento na prova de 4x50m medley. Um revezamento um tanto diferente para as tradicionais competições de natação. 

As oito equipes que formaram a prova de revezamento foram formadas por atletas de diversos clubes que tiveram os melhores resultados nas provas anteriores. A prova foi patrocinada pela empresa BITCOIN e a equipe vencedora levou um cheque no valor de R$ 10 mil. 

A equipe que Isabela participou terminou em 4º lugar. “Foi uma prova bem legal, muito divertida, onde eu pude ter a experiência de nadar um revezamento com excelentes atletas de outros clubes do Brasil, como o Minas Tênis Clube, Corinthians e o Paineiras”, comentou a atleta. 

O jovem Miguel Garcia também teve excelentes resultados nas provas que nadou. 400m medley, 800m livre e 200m costas. Na prova de 400m medley, Miguel conseguiu abaixar seu tempo em 15s, alcançando assim o 12º lugar.  

Na prova de 800m livre, Miguel repetiu o feito e abaixou seu tempo em 15s e na prova de 200m costas, abaixou em 13s.  

Para o técnico Fábio Costa, poder participar de um Campeonato Brasileiro foi um alento, diante do cenário de isolamento e incertezas deste ano. Os dois atletas superaram as expectativas e conquistaram excelentes resultados.

Campeonato Nacional – Etapa São Paulo 

Para evitar aglomerações, o Campeonato Brasileiro neste ano foi dividido em etapas estaduais e, depois, formado um ranking único para os atletas em suas respectivas categorias. Nos dias 9 e 10, o Iatista Gabriel Fayad esteve em Santos, onde participou da etapa estadual do Campeonato e voltou a Brasília com a mala recheada de medalhas. O nadador de 15 anos foi campeão nos 100m e 200m costas e vice-campeão nos 200m medley. 

Festival das Águas 

No Lago Paranoá, no dia 13, foi a vez da turma das águas abertas enfrentar o desafio. Luísa Queiroga, de 12 anos, foi campeã geral na prova de 1km. Nina Xavier, de 13 anos, levou o 2º lugar geral na prova de 2,5km. E Kenue Santana, de 14 anos, terminou em 3º lugar geral na prova de 5km.

Campeonato Goiano 

Os atletas Leonardo Medeiros, Victor Moreno e Vinícius Hemétrio estiveram em Goiânia para o Campeonato Estadual de Natação e voltaram com mais uma coleção de bons resultados. Leonardo garantiu 3 ouros e 2 pratas em suas provas; Victor faturou 2 pratas e 1 bronze; e Vinícius trouxe para casa 3 ouros e 2 bronzes.

No início de janeiro, todos retornam aos treinos fortes para que 2021 seja ainda melhor, com saúde e resultados surpreendentes! Parabéns e ótimo descanso aos nossos atletas.

O Iate Clube parabeniza todos os atletas.