Orientações sobre o uso das piscinas semiolímpicas durante a pandemia de covid-19

Confira a seguir as recomendações da Diretoria de Esportes Aquáticos destinadas aos Sócios quanto ao uso das piscinas semiolímpicas em razão da pandemia de covid-19. Agendamentos, dúvidas e demais informações poderão ser consultadas pelo telefone 3329-8753 ou diretamente na Secretaria.

  • Serão permitidas apenas práticas desportivas – natação ou treinamento funcional – com prévio agendamento de horário junto à Secretaria de Esportes Individuais. O agendamento deve ocorrer, obrigatoriamente, até a véspera do dia de uso da piscina. As raias poderão ser compartilhadas por até dois Sócios, podendo, assim, dividir a raia no mesmo horário, mesmo que não sejam da mesma família. 
  • As piscinas semiolímpicas I e II estarão abertas no período de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h45; aos sábados, das 6h às 19h45; e, aos domingos e feriados, das 7h às 19h45.

Agendamento e controle de acesso  

  • Os Sócios poderão realizar agendamentos para a utilização das piscinas para todos os dias da semana, assim como os seus dependentes, limitados em até dois horários sequenciais. 
  • Haverá conferência dos agendamentos na entrada das piscinas. Será permitida a entrada do Associado apenas no exato início de seu horário reservado, sendo então registrada sua presença, devendo ocupar a raia que lhe foi reservada e, obrigatoriamente, sair do interior do parque aquático ao final do horário agendado.
  • O Associado deverá comunicar previamente à Secretaria de Esportes Individuais a impossibilidade de comparecimento no horário agendado, para evitar o registro de falta e liberar o horário para outro Associado. Cada ausência injustificada implicará a impossibilidade de agendamento para o título da pessoa faltosa nos sete dias imediatamente posteriores à data da falta e o cancelamento de horários que já estiverem reservados para o título nesse período.  
  • Às segundas e quintas-feiras, das 20h às 21h, todas as raias da piscina semiolímpica I estarão reservadas para os atletas do Polo Aquático do Iate.
  • Aos sábados, das 8h às 10h, as raias de 1 a 8, da piscina semiolímpica II, estarão reservadas para treinamento dos atletas da equipe federada de natação do Iate. 
  • De segunda a sexta-feira, das 16h às 19h, a piscina semiolímpica coberta estará reservada para treinamento dos atletas da equipe federada de natação do Iate. 

Trajes e objetos permitidos  

  • Somente poderão acessar o interior do parque aquático pessoas que estiverem descalças e em trajes de banho, sendo exigidos previamente a higienização das mãos com álcool em gel, o banho de duchas e a passagem pelo lava-pés. Os Sócios portadores de necessidades especiais que não puderem passar pelo lava-pés, devem solicitar auxílio aos salva-vidas para realizar a higienização dos pés com álcool em spray. 
  • Durante o treinamento dos atletas das equipes ou de pessoa com necessidades especiais que exijam o apoio por profissional no interior do parque aquático, os técnicos poderão acessar o interior do parque aquático devidamente uniformizados, usando máscara facial e descalços ou calçados com chinelos, devendo passar pelo lava-pés.
  • Não será permitido o acesso ao interior do parque aquático de objetos além de material pessoal de treino, fone aquático e garrafinha para hidratação. Assim, telefones, mochilas, toalhas, roupões, sapatos, chinelos e outros objetos deverão ser deixados do lado de fora.
  • Cada esportista poderá utilizar apenas seu material de treino pessoal, higienizado, e não poderá compartilhá-lo enquanto permanecer na piscina. Não será permitido o uso dos materiais de treino pertencentes ao Clube.  

Conduta para segurança sanitária

  • Para o treinamento dos atletas das equipes, será obedecido o limite de um nadador por raia ocupando as raias e bordas de forma intercalada.  Para os demais esportistas, serão aceitas duas pessoas por raia, com descanso em bordas opostas. 
  • As pessoas devem manter comportamento condizente com as regras sanitárias, evitando contato físico e conversas enquanto estiverem no parque aquático.  
  • Os vestiários das piscinas semiolímpicas deverão ser usados, preferencialmente, para a guarda de material pessoal nos armários e para necessidades fisiológicas.  

Mapa de reserva das piscinas

Mapa para utilização das piscinas semiolímpicas I e II, a partir do dia 25 de novembro de 2020, no período de segunda a sexta-feira:

Respeito às instruções 

  • Os professores e demais funcionários do Clube têm o dever de orientar os frequentadores para o devido respeito às presentes instruções, com competência para prevenir acidentes e advertir usuários quanto à sua não observância. Registros de Ocorrência poderão acarretar procedimentos disciplinares.  
  • O retorno das atividades da Escola de Natação de Iate está previsto para o dia 18 de janeiro de 2021, caso não haja intercorrências acerca da pandemia de covid-19.
  • Contamos com a compreensão e colaboração de todos.