Vice-campeão olímpico conduz clínica com equipe do Iate

Atletas e professores da equipe de natação do Iate Clube participaram, nos dias 7 e 8 de novembro, da Clínica de Natação CBDA FINA, com o medalhista Olímpico Ricardo Prado. A abertura foi feita pela Diretora de Esportes Individuais, Ana Cláudia Barreto, representando o Comodoro Rudi Finger, que se declarou fã do campeão de natação tendo acompanhado várias de suas conquistas.

Um dois maiores nadadores da história da natação no Brasil, Prado começou a nadar com 5 anos de idade. Aos 7 anos, foi campeão brasileiro nos 50m borboleta. Convocado para a seleção brasileira absoluta com apenas 12 anos de idade, quebrou o recorde infantil sul americano nos 200m medley. Aos 15 anos, participou dos Jogos Olímpicos de Verão de 1980 em Moscou. Bateu o recorde mundial nos 400m medley, em 1982, em Guayaquil; foi vice-campeão olímpico na mesma prova nas Olimpíadas de Los Angeles em 1984 e foi ouro no Pan-Pacifico de Tóquio de 1985. É também detentor de vários recordes pan americanos, sul americanos e brasileiros, sendo que alguns duraram mais de 20 anos.

Repassando um pouco de seus conhecimentos e experiências para a equipe do Iate com  aulas teóricas e práticas, Prado abordou desde fundamentos básicos dos quatro estilos de nado (borboleta, costas, peito e crawl) até a montagem de treinos e planejamento de uma temporada e estratégias de desenvolvimento de atletas a longo prazo.

Ao apresentar sua trajetória nas piscinas e manifestar impressões pessoais, Ricardo Prado ressaltou para os atletas a importância do esforço pessoal, determinação e dedicação nos treinos em busca de técnica apurada. Em sua fala, fez questão de lembrar que nem todos os atletas serão olímpicos. “O importante é que cada um faça o seu melhor, que se dedique 100% para colher todos os frutos do esporte”, disse. Ao finalizar a última aula, Prado declarou-se bastante satisfeito com a participação. “Foram dias sensacionais, atletas muito bem treinados e disciplinados. Fiquei bem feliz e impressionado com toda a equipe. O esporte é ferramenta de educação importante e indispensável”, elogiou.

Encerrando o evento, o Vice-diretor de Esportes Aquáticos, Edward Cattete, afirmou que a Clínica reforça um dos grandes objetivos do clube: a valorização do esporte olímpico. “Nós almejamos sempre evoluir. Queremos que nossos atletas sigam o exemplo do Ricardo Prado. Promovemos esta oportunidade para que nadadores e treinadores ampliem seus conhecimentos e se empenhem em busca da realização de seus sonhos”, disse. Cattete ainda agradeceu o esforço de atletas, pais, treinadores e do Iate Clube, imprescindíveis para o sucesso no esporte.