Sócia Atleta representa o Iate Clube na Regata Santos-Rio 2020

No último dia 23, às 12h40, com ventos entre 12 até 13 nós,  aconteceu a largada da 70ª Edição da Regata Santos-Rio, a mais tradicional e difícil da Vela de Oceano brasileira. A Iatista Raquel Hora representou o Iate Clube de Brasília no barco Villegagnon/Beneteau 44.7 da Marinha do Brasil.

Cerca de 68 veleiros saíram da Baía de Santos com destino à Ilha da Laje, localizada na entrada da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro – um total de 220 milhas náuticas a serem percorridas em, no máximo, 96 horas. O número é o recorde da história da competição, superando a marca de 2000 com 55 veleiros.

“Foi uma regata muito difícil tecnicamente, pois a direção do vento era a mesma do objetivo final (Rio de Janeiro), o que nos obrigou a realizar muitas manobras. O vento também variou bastante de intensidade (predominantemente forte), fato que gerou um desgaste da tripulação, exigindo repetidas trocas de velas. Além disso, o barco batia muito nas ondas. Por fim, foram 53h e 50 minutos de muita concentração, pouco sono, roupas molhadas e muitas manobras”, lembra a atleta Raquel Hora. 

A Iatista foi convidada pela equipe de velejadores da Marinha do Brasil, sendo dez atletas da vela de desempenho à bordo, além dos oficiais Comandante Montes e Almirante Bento, ministro da Minas e Energia, que estava exercendo a função de comandante da embarcação. Raquel Hora foi a timoneira, revezando com o Almirante Bento e os velejadores Mario Tinoco e Henrique Sauerbronn.