Vice-campeão olímpico reúne-se com equipe do Iate

No último dia 9, o Iate Clube de Brasília recebeu Ricardo Prado, o maior nadador brasileiro na década de 80. Na ocasião, o vice-campeão olímpico conversou com os nadadores da equipe e antecipou assuntos da clínica que ele ministrará a atletas federados e masters do Clube, prevista para este ano.  A clínica de natação consiste em um curso teórico e prático, que inclui avaliação individual e orientação a cada atleta, visando melhorar o desempenho dos nadadores.

Ricardo Prado bateu o recorde mundial nos 400 medley em 1982, em Guayaquil, no Equador. Dois anos depois, foi vice-campeão olímpico na mesma prova nas Olimpíadas de Los Angeles. Ouro no Pan-Pacifico de Tóquio de 1985, é também detentor de vários recordes pan-americanos, sul-americanos e brasileiros, sendo que alguns deles duraram mais de 20 anos.

Ele começou a nadar aos cinco anos de idade e sempre demonstrou um enorme talento. Aos sete anos, foi campeão brasileiro nos 50 metros nado borboleta. Convocado para a seleção brasileira absoluta com apenas 12 anos de idade, quebrou o recorde infantil sul-americano nos 200 metros medley. Aos 15 anos, participou dos Jogos Olímpicos de Verão de 1980, em Moscou.

Com esse histórico de dedicação e conquistas, o medalhista olímpico é um exemplo para os nadadores mais jovens. Determinação e técnica apurada compensaram a baixa estatura do atleta (1,68m) e garantiram vitórias importantes sobre os adversários.

Ricardo Prado foi o terceiro nadador olímpico a visitar recentemente o Iate. O Clube já recebeu, também, Gustavo Borges e Felipe Lima.