Conheça o Cycling Indoor e os motivos pelos quais você deve incluí-lo na sua rotina de exercícios

Dando continuidade à série de matérias sobre o projeto “Conheça a Academia do Iate”, que visa informar aos Associados as modalidades e os serviços que são oferecidos na Academia do ICB, nesta semana iremos apresentar o Cycling Indoor. 

A modalidade foi criada pelo ciclista sul-africano Jonathan Goldberg, no início da década de 90, com a intenção inicial de reproduzir, em casa, o treinamento que realizava na rua. Assim surgiu a bicicleta estacionária caseira. O equipamento chegou às academias mundo afora em 1989 e, no Brasil, a partir de 1995, inicialmente com o nome de Spinning, programa referenciado por seu criador. Hoje, vários são os nomes para a modalidade de Ciclismo Indoor: Bike Indoor, RPM, Cycling Indoor e Schwinn Cycling, metodologia utilizada na Academia do Iate Clube.  

Em um formato de aula com duração de 50 minutos, o Cycling Indoor tem como objetivo a melhora da condição cardiorrespiratória, o fortalecimento dos membros inferiores e, devido à característica intensa da aula, estudos vêm demonstrando grandes influências nas variáveis antropométricas (massa corporal, percentual de gordura e índice de massa corpórea), contribuído assim no combate ao sobrepeso e influenciando positivamente na melhora estética. “O esporte também traz inúmeros benefícios psicológicos elevação da autoestima, bem-estar físico, disposição para atividades diárias, alívio da tensão e descontração”, detalha o professor da Academia Evandro de Lima. 

A aula é realizada com músicas motivantes e com os mais diversificados ritmos. “O Cycling Indoor permite ao professor usar da sua criatividade e musicalização adequando os estímulos pretendidos na aula com os diversos ritmos e estilos musicais. Existe uma variação muito grande de estímulos fisiológicos que podem ser trabalhados nas aulas, mas os principais são: endurance, montanha e intervalados. Cada tipo de estímulo promove uma adaptação fisiológica diferente e possui características e exigências próprias”, explica Rayana Bezerra, professora da modalidade. 

Os professores alertam que, como em toda e qualquer atividade física, é sempre importante fazer uma avaliação médica para dar início aos treinos de Cycling Indoor, principalmente no que se refere à parte cardiovascular e osteomuscular. A modalidade pode ser praticada a partir dos 12 anos e a sua versatilidade permite uma adequação individualizada aos mais variados tipos de condição física. Suas contraindicações estão relacionadas a indivíduos que tenham problemas ortopédicos ou posturais.  

A Academia do Iate Clube de Brasília oferece aula de Cycling Indoor em vários horários e conta com um time de profissionais altamente capacitados. Todos formados em educação física e com especialização na modalidade. O time é composto por Bruno Dornelas, Danilo Werneck, Evandro de Lima, Jorge Henrique, Rayana Bezerra, Sandra Cristina e Waldir Guimarães.  

“Os alunos matriculados na Academia também têm à disposição essa modalidade. Para praticar o Cycling basta fazer o agendamento pelo site do Clube, dentro das vagas e horários disponibilizados. Os Sócios que ainda não estão matriculados, podem vir conhecer de perto o espaço e as modalidades oferecidas”, complementa Cecília Moço, diretora do Espaço Saúde.  

Mais informações na recepção da Academia ou pelo telefone 3329-8755.