Eleições 2020 do Iate Clube de Brasília serão realizadas neste sábado, dia 10 de outubro

Neste sábado, dia 10 de outubro, os Sócios do Iate vão escolher os gestores do Clube para os próximos três anos. As Eleições Gerais serão realizadas de forma virtual, pela primeira vez na história da instituição, como forma de prevenção à proliferação da Covid-19. O processo de votação será realizado via telefone celular, das 11h às 20h. Todo o procedimento será intuitivo e simples.

Na oportunidade serão escolhidos, dentre as chapas inscritas, os candidatos a ocupar os cargos da Comodoria (Comodoro, 1º vice-Comodoro e 2º vice-Comodoro) e os cargos do Conselho Deliberativo (40 Conselheiros Efetivos e 20 Suplentes de Conselheiro), que irão administrar o Iate no triênio 2020/2023.

Para votar é necessário que o cadastro do Associado esteja atualizado (art. 39, IX, do Estatuto), principalmente a foto do titular, que deve ser recente, pois uma das etapas de confirmação da identidade consiste em uma selfie, que será comparada com a imagem do cadastro.

O processo de votação somente poderá ser realizado por meio de um smartphone com câmera frontal, ligado à Internet. Às 11h do dia 10 outubro, horário de início da votação, será disponibilizado um link no site do Iate. Basta clicar neste link para o direcionamento ao aplicativo das eleições. Serão abertas telas para preenchimento com os dados do titular.

Após a confirmação dos dados, as chapas homologadas serão apresentadas em formato de múltipla escolha, para que o Sócio vote. O Associado poderá escolher uma chapa para o Conselho Deliberativo e uma chapa para a Comodoria. Caso prefira, poderá votar em branco. Concluído o procedimento de votação, será gerado um comprovante. A votação será encerrada às 20h do mesmo dia, 10 de outubro.

Importante destacar que, juntamente com o número do título, deverá ser acrescido o código do respectivo título.  Exemplo:

Proprietário: 01 + nº do título

Fundador: 05 + nº do título

Remido: 09 + nº do título

Empresarial: 12 + nº do título

CONFIRA OS DETALHES:

 

  • Somente será possível votar por meio de um aparelho celular (smartphone), com câmera frontal, conectado à Internet;
  • Será disponibilizado, a partir das 11h do dia 10 de outubro, um link para votação no site do Iate (www.iateclubedebrasilia.com.br);
  • Clique no link de votação para direcionamento ao aplicativo;
  • Preencha seus dados conforme solicitado e tire uma foto (selfie);
  • As chapas homologadas aparecerão na tela em forma de múltipla escolha;
  • O Associado poderá votar em uma chapa para Conselho Deliberativo e uma para Comodoria. Se preferir, poderá votar em branco;
  • Ao concluir o processo, será gerado um código comprovante de votação, que poderá ser salvo no celular ou compartilhado.

 

Uma empresa especializada em tecnologia foi contratada para dar o suporte necessário para a hospedagem segura do aplicativo, para evitar a possibilidade de invasão do sistema. Todo o processo eleitoral está sendo submetido à auditoria externa contratada pelo Iate. “Contratamos empresas de gabarito e grande experiência, pois é um projeto desafiador e ousado do Iate Clube. Estamos trazendo o que há de mais seguro em termos de eleições online para garantir a segurança e sigilo em todo o processo”, explicou o Comodoro Rudi Finger.

A Comissão Eleitoral das Eleições Gerais do Iate Clube de Brasília, composta pelo ex-Comodoro Mario Sergio da Costa Ramos, que preside a Comissão, pelos Conselheiro Natos Ednaldo Mesquita Carvalho e Ronald Starling Soares, e pelos Diretores Ricardo Macedo e André de Azevedo Machado, convoca todos os Sócios votantes a participarem, escolhendo as chapas de preferência. “A Comissão Eleitoral vem trabalhando com total imparcialidade e isenção, com o objetivo de criar condições a que todo o processo eleitoral seja marcado por equilíbrio nivelador de uma competição sadia, livre de favoritismos em qualquer de suas fases. É do maior interesse da Comissão que as Eleições Gerais de 2020 sejam um exemplo de civilidade e comportamento democrático onde tudo transcorra em clima de amizade e paz entre todos que dela participam: apoiadores, eleitores e candidatos”, disse o Presidente da Comissão, Mario Sergio.

Atenção: Para votar, é importante que o acesso à câmera esteja desbloqueado. No caso do iPhone, basta acessar Ajustes – Safari – Câmera. Aparecerão três opções. Selecione Permitir.