Academia vai oferecer aulas de Meditação

A partir da segunda quinzena de outubro, a Academia do Iate vai oferecer uma nova modalidade: a meditação. Caracterizada como o treino da atenção plena à consciência do momento presente, a meditação tem sido associada a um maior bem-estar físico, mental e emocional. Além de influenciar mudanças comportamentais, como a redução da ansiedade e estresse. Este exercício permite, ainda, uma visão mais ampla no momento de tomada de decisões. De acordo com os pesquisadores, a atividade cerebral durante a meditação ativa o sistema límbico, responsável pelas funções de motivação, emoção, como também nas interferindo nos processos de atenção, memória e aprendizagem.

 

A meditação auxilia no processo de autoconhecimento, determinação de objetivos e melhora na qualidade de vida, de uma forma natural. Práticas que auxiliam no despertar de habilidades e soluções criativas ainda não descobertas devido à correria e às pressões do dia a dia.

 

A prática meditativa pode ser dividida em duas formas principais:

 

  1. a) concentrativa – quando há o treino da atenção sobre um único foco, como a respiração, a contagem sincronizada à respiração, um mantra ou algum som, entre outros; sempre que houver uma distração, o praticante deve simplesmente retornar sua atenção ao foco;

 

  1. b) mindfulness – caracterizada pela consciência da experiência do momento presente, com uma atitude de aceitação, em que nenhum tipo de elaboração ou julgamento é utilizado.

 

Em breve traremos mais informações sobre as aulas de meditação da Academia do Iate. Aguarde!