ENTENDA COMO SERÁ A VOTAÇÃO NAS ELEIÇÕES 2020 DO IATE

O Iate Clube de Brasília, com o intuito de proteger a saúde e o bem-estar dos Associados e seguindo as medidas de proteção contra a proliferação da COVID-19, realizará, pela primeira vez na história da Instituição, seu processo eleitoral de forma totalmente virtual.

Para votar é necessário que o cadastro do Associado esteja atualizado (art. 39, IX, do Estatuto), PRINCIPALMENTE A FOTO DO TITULAR, que deve ser recente, pois uma das etapas de confirmação da identidade consiste em uma selfie, que será comparada com a imagem do cadastro. A atualização pode ser feita até às 17h do dia 07 de outubro. Também deverão estar quitados os débitos junto à Tesouraria do Clube

O processo de votação somente poderá ser realizado por meio de um smartphone com câmera frontal, ligado à Internet. Às 11h do dia 10 outubro, horário de início da votação, será disponibilizado um link no site do Iate (www.iateclubedebrasilia.com.br). Basta clicar, para o direcionamento ao aplicativo das eleições. Serão abertas telas para preenchimento com os dados do titular. Todo o procedimento será intuitivo e simples. Importante destacar que, juntamente com o número do título, deverá ser acrescido o código do respectivo título. Exemplo:

Proprietário: 01 + nº do título

Fundador: 05 + nº do título

Remido: 09 + nº do título

Empresarial: 12 + nº do título

Após a confirmação dos dados, as chapas homologadas serão apresentadas em formato de múltipla escolha, para que o Sócio vote. O Associado poderá escolher uma chapa para Conselho Deliberativo e uma para Comodoria. Caso prefira, poderá votar em apenas uma das categorias. Concluído o procedimento de votação, será gerado um comprovante. A votação será encerrada às 20h do mesmo dia, 10 de outubro.

Contratos – Esta semana, o Iate assinou contrato com a empresa especializada em tecnologia que vai dar todo o suporte necessário para a hospedagem segura do aplicativo, para evitar a possibilidade de invasão do sistema. Também foi assinado contrato com uma empresa de auditoria externa, que vai acompanhar de perto a lisura do processo eleitoral, com um time capacitado, composto por profissionais de Tecnologia da Informação e advogados. “Contratamos empresas de gabarito e grande experiência, pois é um projeto desafiador e ousado do Iate Clube. Estamos trazendo o que há de mais seguro em termos de eleições online para garantir a segurança e sigilo em todo o processo. Quem sabe, esse procedimento poderá se tornar padrão para as próximas eleições”, disse o Comodoro Rudi Finger, na assinatura dos contratos. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer e elogiar o empenho da Comissão Eleitoral.

A partir da sexta-feira passada foram realizadas três simulações das eleições, com chapas ilustrativas, essenciais para testagem do sistema.

Confira o passo a passo para votar nas Eleições 2020 do Iate:

  • Somente será possível votar por meio de um aparelho celular (smartphone), com câmera frontal, conectado à Internet;
  • Será disponibilizado, a partir das 11h do dia 10 de outubro, um link para votação no site do Iate (www.iateclubedebrasilia.com.br);
  • Clique no link de votação para direcionamento ao aplicativo;
  • Preencha seus dados conforme solicitado e tire uma foto (selfie);
  • As chapas homologadas aparecerão na tela em forma de múltipla escolha;
  • O Associado poderá votar em uma chapa para Conselho Deliberativo e uma para Comodoria. Se preferir, poderá votar apenas em uma das categorias;
  • O voto será pessoal e secreto;
  • Ao concluir o processo, será gerado um código comprovante de votação, que poderá ser salvo no celular ou compartilhado.

Atenção: Para votar, é importante que o acesso à câmera esteja desbloqueado. No caso do iPhone, basta acessar Ajustes – Safari – Câmera. Aparecerão três opções. Selecione Permitir.

Art. 27, VI – Está proibida a venda, porte ou ingestão de bebida alcoólica, nas dependências do clube, no dia das Eleições e até a proclamação oficial dos eleitos pelo Presidente da Assembleia-Geral.