Atletas do Iate retomam os treinos

Após 6 meses de espera ansiosa, os atletas federados e masters das equipes de Natação do Iate puderam retomar seus treinamentos. As piscinas do Clube estavam fechadas desde o dia 12 de março, cumprindo determinação do Governo do Distrito Federal, para o combate à pandemia da Covid19.

No dia 12 de setembro, as Piscinas Semiolímpicas do Iate foram reabertas para os atletas, seguindo medidas de segurança, com o objetivo de proteger a saúde da comunidade aquática Iatista. “O protocolo estabelecido pelo Iate atende às determinações do GDF e foi baseado nas orientações da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e da Federação Internacional de Natação (FINA), visando evitar a contaminação do coronavírus no ambiente de treinamento dos nadadores”, explicou Edward Cattete, Vice-diretor de Esportes Aquáticos.

Para cumprir o distanciamento necessário, os atletas federados foram divididos em várias turmas com apenas um nadador por raia. Já os masters se revezam durante todo o dia, em horários estabelecidos ou agendados, também respeitando regras de distanciamento e segurança.

O calendário de competições regionais e nacionais foi prejudicado em 2020. “Para que os atletas não percam mais performance e mantenham-se motivados, faremos três tomadas de tempo oficiais até o final do ano. Além disso, estamos aguardando mais informações sobre campeonatos virtuais que a CBDA está planejando junto com as federações”, disse o treinador Fábio Costa. Para a equipe Master, também não há informações sobre competições em 2020. “Estamos aguardando as decisões da Associação Brasiliense de Masters de Natação (ABRAMN). Enquanto isso, é importante que os atletas masters também permaneçam ativos e se preocupem, acima de tudo, com sua saúde e segurança”, finalizou Cattete.