Ação de reflorestamento do Iate

Como parte das ações de reflorestamento do Iate e em celebração ao Dia da Árvore, na última segunda-feira, dia 21 de setembro, o Comodoro Rudi Finger plantou algumas mudas no campus do Clube, com o apoio da equipe de Jardim da Diretoria de Operações e Logística. Conheça um pouco das espécies que foram plantadas:

Pequi – Nativa do Cerrado Brasileiro. Seu fruto é muito utilizado na culinária sertaneja. Dele, é extraído um óleo denominado “azeite de pequi”.

Ipê amarelo, branco e rosa – Nomes populares de Handroanthus ochraceus (Cham.) Mattos, nativa do cerrado brasileiro, nos estados de AM, PA, TO, MA, PI, CE, PE, BA, ES, GO, MT, MS, MG, RJ, SP, PR, SC e no DF.

Cagaita – A Cagaiteira floresce entre os meses de agosto e setembro e frutifica nos meses de setembro e outubro. Seu uso pode ser alimentar, medicinal e, por ser muito bonita na época de floração, também é utilizada para arborização.

Jabuticaba – Árvore frutífera brasileira da família das mirtáceas, nativa da Mata Atlântica. Com até dez metros de altura, tem tronco claro, manchado, liso, com até 40cm de diâmetro. Floresce na primavera e no verão, produzindo grande quantidade de frutos, que crescem em aglomerados no tronco e ramos. Seus frutos pequenos, de casca negra e polpa branca aderida à única semente, e são consumidos in natura ou na forma de geléia, suco, licor, aguardente, vinho e vinagre.

Seringueira – Apresenta folhas compostas, flores pequeninas e reunidas em amplas panículas. Sua madeira é branca e leve e, de seu látex, se fabrica a borracha. Seu fruto encontra-se em uma grande cápsula com sementes ricas em óleo, que pode servir de matéria-prima para resinas, vernizes e tintas. Por serem ricas em nutrientes, as sementes são usadas na produção de suplementos alimentares.

Jacarandá Mimoso – É uma árvore ornamental da família Bignoniaceae, nativa da Argentina, Bolívia e Sul do Brasil, que se encontra ameaçada em seu habitat natural. É uma das poucas árvores a ter o mesmo nome em quase todos os idiomas do mundo. Além disso, tem dois nomes científicos porque, em 1822, foi identificada por duas pessoas que lhe deram nomes científicos diferentes: jacaranda mimosifolia e jacaranda rotundifolia.
Sete copas – Muito comum por todo o Brasil, especialmente na Região Sudeste, pois gosta do calor para se desenvolver. Também é comum em regiões praianas. Em Santos (SP), seu fruto é conhecido como cuca. No Espírito Santo, os frutos são chamados de castanhas e a árvore é conhecida como castanheira, ou popularmente, sete copas.