Reforma do Ginásio Poliesportivo é finalizada

O Ginásio Poliesportivo do Iate nasceu praticamente junto com o Clube e acompanhou toda a sua história. Desde a fundação, sediou importantes eventos, recebeu animados bailes de carnaval e foi palco de emocionantes torneios esportivos e de belíssimas apresentações das atletas da Patinação. No ano que o Clube e o Ginásio completam 60 anos, os Associados recebem um belo presente: um espaço totalmente renovado, com piso de altíssima qualidade, protegido da entrada de pássaros e que não mais sofrerá com as constantes inundações do passado.

As obras da reforma do Ginásio foram finalizadas na última terça-feira, com a entrega da parte final do processo: o moderno piso de madeira maciça. Após a conclusão da instalação, será necessário aguardar um período de 30 dias para o início da utilização do local, para que o material assente corretamente e para que o verniz seque por completo. Depois desse período será permitido o uso pelas alunas da Patinação, já que a prática de esportes coletivos ainda não foi liberada pelo Governo do Distrito Federal.

A renovação do Ginásio teve início em 2015, durante a gestão do Comodoro Edison Garcia. O espaço, que ficou por anos interditado, recebeu diversos reparos, inclusive no telhado, nova iluminação e itens de acessibilidade, como rampas de acesso, local reservado para cadeirantes e banheiros adaptados. 

Este ano, com o empenho do Comodoro Rudi Finger e da equipe de Engenharia do Iate, foi concluída a troca do piso, a ampliação da entrada do Ginásio e do Ciate, próximo ao Posto Médico, com a instalação da cobertura em estrutura metálica, e o fechamento das estruturas (treliças) nas laterais do Ginásio com tela artística (vazada), para bloquear a entrada de pássaros. Um antigo problema também foi corrigido: o recorrente alagamento do ginásio em épocas de chuvas. O Iate realizou uma obra nos sistemas drenagem do lençol freático e de águas pluviais, com bombeamento e desobstrução de redes. A medida vai proteger e garantir durabilidade ao novo piso recém instalado. 

Novo piso – O novo piso do Ginásio foi produzido e instalado pela Recoma, uma das empresas líderes no mercado de infraestrutura esportiva no Brasil. “Trata-se de um piso flutuante de madeira maciça Recomaflex Premium Grápia, com uma tecnologia moderna, usada nos melhores ginásios do Brasil e em ginásios onde são realizadas competições dos Jogos Pan Americanos”, contou o Comodoro Rudi Finger. 

O piso tem sistema de absorção de impacto flutuante e é o único testado e aprovado segundo a norma alemã DIN 18.032 Part II, que serve de parâmetro para aprovação por diversas federações esportivas Nacionais e Internacionais. Este é, por exemplo, o piso oficial da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e também da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). O acabamento do piso é feito com verniz de poliuretano especial anti-reflexivo e as demarcações das modalidades esportivas em tinta de alta resistência.

“Com essa reforma, o Ginásio do Iate passa a contar com um dos melhores pisos para a prática esportiva e nossos atletas terão todo conforto e segurança de um piso de nível de competição. Um merecido e durável presente a todos os Sócios neste ano emblemático em que celebramos os 60 anos do Clube, porém de forma restrita, em meio a uma pandemia”, contou o Comodoro.