Velejador do Iate rumo à vaga Olímpica para Tóquio 2021

O velejador Ricardo Paranhos do Iate Clube de Brasília disputará, em outubro, a Copa Brasil de Vela, em Ilhabela. O evento será a última etapa do processo de classificação para os Jogos Olímpicos, na classe 470. Ou seja, o campeão deste evento será o representante do Brasil nesta classe nas Olimpíadas de Tóquio 2021.

“Entrar para uma categoria Olímpica não é nada fácil, os adversários estão treinando e se preparando há anos, em alta intensidade. Consequentemente, se faz necessária dedicação integral numa campanha. Nossa rotina exige treino em água praticamente todos os dias, treino físico três vezes na semana, acompanhamento técnico periódico, psicológico e nutricional. Também é comum fazermos grande temporadas de treinamentos em diferentes raias como Florianópolis, Búzios, Ilhabela, Porto Alegre e Brasília”, disse Ricardo.

O velejador começou no esporte aos 11 anos de idade, na Escola de Vela do Iate Clube de Brasília. No Optimist, o atleta conquistou duas vezes o Top 5 no Campeonato Brasileiro e garantiu vaga na Seleção Brasileira em dois campeonatos mundiais. Além disso, foi 3º lugar no Campeonato Sul Americano e 5º lugar no Campeonato Mundial da Classe Optimist.

Depois dos 15 anos, velejou um período curto na classe Laser 4.7 e foi campeão Sul Americano Sub18. Na sequência, começou a velejar em barcos de dupla devido ao seu biótipo. Velejou na classe 420, foi bicampeão Brasileiro e conquistou vaga na Seleção Brasileira para dois Campeonatos Mundiais da Juventude. Como a classe 420 é uma classe preparatória para a classe 470, seguiu a ordem natural e começou a velejar no barco 470 visando as Olimpíadas de Tóquio. No ano passado, Ricardo Paranhos e sua dupla, Rodolfo Streibel, conquistaram o título de campeões Brasileiros e Sul Americanos. Atualmente são os favoritos para a conquista da vaga Olímpica 2021.

“Nosso maior adversário é o tempo, tendo em vista que somos uma das duplas mais novas na disputa da vaga. Estamos sempre tentando transformar o máximo de tempo que temos em treinamento e preparação, que vão nos deixar mais próximo do objetivo. A competição em Ilhabela será de altíssimo nível, pois nossos adversários são muito experientes. Nós vamos com todas forças visando defender o título do ano passado e nos classificar para os Jogos, disse Ricardo.

O Diretor de Esportes Náuticos, Flávio Pimentel, deseja sucesso e bons ventos ao atleta do Iate, Ricardo Paranhos, e destaca que nunca o Iate teve um atleta tão perto de participar de Jogos Olímpicos. Acompanhe as notícias da dupla Ricardo Paranhos e Rodolfo Streibel no Instagram @timebra7 (https://www.instagram.com/timebra7).