Academia volta a funcionar com rotina de segurança

Com a publicação do Decreto 40.988, no Diário Oficial de 14 de julho, as academias localizadas em clubes tiveram autorização para voltar a funcionar. Assim a Academia do Espaço Saúde retomou suas atividades na última quinta-feira, dia 16, adotando medidas de segurança sanitárias e as normas exigidas pelo Governo do Distrito Federal. 

A rotina do setor foi adaptada, visando resguardar a saúde de todos os frequentadores e colaboradores, e atender às determinações do Poder Público. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h, aos sábados de 8h às 17h, e aos domingos, das 9h às 15h. Os alunos devem observar os protocolos e medidas de segurança, que incluem o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas; a utilização de álcool em gel 70% para higienização das mãos e equipamentos (fornecido pelo Clube); e a utilização de máscaras de proteção facial durante toda a permanência no local.

Os alunos que cancelaram a matrícula e desejam retomar os treinos devem fazer a reativação pelo e-mail [email protected]. Todos os serviços em funcionamento (musculação e ergometria, pilates no equipamento, fisioterapia, nutrição e montagem de treino) devem ser agendados, pelo site do Iate. Na entrada do Espaço Saúde haverá conferência do agendamento dos serviços e será realizada a desinfecção das mãos e pés dos frequentadores.

“Os equipamentos foram reorganizados de forma que haja o distanciamento mínimo de dois metros entre eles. Pedimos a atenção para a não utilização dos equipamentos que estão interditados em virtude de o distanciamento ser inferior a dois metros”, explicou a Diretora do Espaço Saúde, Cecília Moço. Os espaços destinados à prática de exercício com peso livre foram delimitados com fita, também com o objetivo de organizar o distanciamento exigido entre as pessoas.

Não estão permitidos, neste primeiro momento, a utilização das catracas, bebedouros, armários e chuveiros, brinquedoteca, bem como a realização de aulas coletivas e modalidades que propiciam contato físico. Também não serão fornecidas toalhas aos alunos, que deverão trazer de casa também suas garrafas de água.

A Academia disponibiliza toalhas de papel e produto específico de higienização para que os Associados possam usar nos equipamentos de treino, como colchonetes, halteres e máquinas, com orientação para descarte imediato nas lixeiras disponíveis.

A duração das aulas e dos serviços foi reduzida para viabilizar os novos protocolos de limpeza. Para isso, a Academia é fechada de 1 a 2 vezes ao dia, por pelo menos 30 minutos, para limpeza geral e desinfecção dos ambientes. Para a musculação e a ergometria são disponibilizadas 40 vagas por horário e para o pilates no equipamento, há uma vaga por profissional/horário (aula individual, com duração de 40 minutos). Para fisioterapia e nutrição houve redução no tempo de atendimento, passando de 60 para 50 minutos, também com agendamento virtual.

“Estamos nos empenhando para oferecer um serviço de excelência ao Quadro Social, prezando pela garantia da segurança, bem-estar e saúde da coletividade”, concluiu a Diretora.