Campeonato Brasileiro Interclubes Online de Vela

Na segunda-feira (13), terá início o 1º Campeonato Brasileiro Interclubes Online de Vela, com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Federação Náutica de Brasília (FNB) e Noroeste Náutica, para velejadores/jogadores com até 22 anos.

As inscrições começaram nesta semana e foram esgotadas após apenas quatro horas de divulgação. São 38 inscritos de 14 clubes: Iate Clube de Brasília, Iate Clube Itamaracá, Tempo Wind Clube, Iate Clube Lago de Itaipu, Cabanga Iate Clube, Veleiros do Sul, Team Brazil, Yacht Club Santo Amaro, Projeto Grael, Clube Naval Charitas, Yacht Clube da Bahia, Iate Clube do Rio de Janeiro, Iate Clube de Santa Catarina e Escola de Vela Lars Grael. Oito estados participam da competição: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Bahia e Pernambuco.

Jovens velejadores consagrados participarão da regata online, com Nina Pessôa (Campeã Brasileira Feminino da Classe Optimist), Gustavo Glimm (Campeão Brasileiro da Classe Optimist), Guilherme Menezes (Vice-campeão Sul Americano e 3º colocado no Campeonato Asiático e Oceânico da Classe Optimist), Tiago Monteiro (Campeão Brasileiro da Classe Optimist e Classe Laser 4.7 e Vice-campeão Sul Americano por equipes da Classe Optimist), Andrey Godoy (Bicampeão Brasileiro e Tricampeão Sul Americano da Classe Laser 4.7 e Campeão Brasileiro da Classe Laser Radial) e Fernando Menezes (4º colocado no Campeonato Europeu da Classe Optimist).

O evento promete grandes disputas. Serão três regatas por dia, de aproximadamente oito minutos cada, nas classes Laser, 49er e Offshore para todos os competidores, nos dias 13, 14 e 15 de julho. No dia 16 de julho, será disputada uma regata (Medal Race) na classe J70 com apenas os 10 melhores da súmula geral, que será transmitido ao vivo pelo Youtube.

O evento será realizado por meio da plataforma do jogo “Virtual Regatta Inshore”. O jogo é reconhecido pela Confederação Brasileira de Vela e possui a chancela da World Sailing. Através do jogo Virtual Regatta o velejador consegue estudar o vento (birutinhas, buracos de vento e rajadas); testar o grau de orça saindo do barco e da boia; fazer o aquecimento (contagem de boia, balão, aceleração); traçar os planos da regata; utilizar os recursos de navegação; ângulo do contra vento e popa; definir melhor relação orça e velocidade (VMG); praticar e entender as regras de regata; escolher o melhor lugar para largada; praticar a aceleração do barco e aprender a noção de espaço temporal na largada; identificar as sombras do vento na área da regata; identificar as oscilações e rondados do vento durante a regata; observar o layline da raia, praticar as manobras dos barcos e montagem de boia; e definir a estratégia da próxima perna do percurso, entre outros.

Para os participantes que concluírem sete regatas, também haverá sorteio de brindes fornecidos pela loja Noroeste Náutica “Tudo para o seu veleiro”: (61) 33494940 / 982470008.