Campeonato Brasileiro Interclubes Online de Vela

Devido às restrições imposta pela pandemia, a Diretoria de Esportes Náuticos inovou e, em maio, organizou uma regata online em comemoração aos 60 anos do Iate Clube de Brasília. Agora,  setor vai organizar um campeonato nacional online!

Nos dias 13 a 16 de julho, o Iate Clube de Brasília vai realizar, para velejadores/jogadores com até 22 anos, o Campeonato Brasileiro Interclubes Online de Vela, com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Federação Náutica de Brasília (FNB) e Noroeste Náutica.

O evento acontecerá por meio da plataforma do jogo “Virtual Regatta Inshore”. O jogo é reconhecido pela Confederação Brasileira de Vela e possui a chancela da World Sailing. Através do jogo Virtual Regatta, o velejador consegue trabalhar os seguintes aspectos: estudar o vento (birutinhas, buracos e rajadas); testar o grau de orça saindo do barco e da boia; fazer o aquecimento (contagem de bóia, balão, aceleração); traçar os planos da regata; utilizar os recursos de navegação; ângulo do contra vento e popa; melhor relação orça e velocidade (VMG); regras de regata; escolher o melhor lugar para largada; aceleração e noção espaço temporal na largada; sombra do vento; oscilações e rondados do vento durante a regata; Laylaine; manobras; montagem de bóia; montar a estratégia da próxima perna do percurso, entre outros.

Nos dias 13 a 15 de julho, serão disputadas nove regatas (três por dia), de aproximadamente oito minutos cada regata, nas classes Laser, J70 e Offshore. No dia 16 de julho, será disputada a 1 regata (Medal Race) com apenas os oito melhores da súmula geral, que será transmitido ao vivo pelo Youtube.

Para os participantes que concluírem sete regatas haverá sorteio de brindes fornecidos pela loja Noroeste Náutica “Tudo para o seu veleiro” – (61) 33494940 / 982470008. Confira o vídeo promocional do jogo: https://bit.ly/VideoVirtualRegatta.