Iate reabre neste sábado com protocolos de segurança

O Decreto nº 40.923, publicado em edição extra do Diário Oficial do DF da última sexta-feira (26), autorizou que clubes recreativos da capital voltem a funcionar – sem piscinas e prática de esportes coletivos, no entanto. Em reunião realizada na mesma noite entre representantes dos clubes do DF ficou definido o dia 4 de julho, este sábado, para a reabertura integrada. De acordo com o Sindicato de Clubes e Entidades de Classe Promotoras de Lazer e Esportes do DF (Sinlazer), o tempo foi necessário para que a retomada ocorra com segurança sanitária dos Sócios e dos funcionários. 

Entre as medidas que devem ser cumpridas, de acordo com o decreto, estão que os empregados devem fazer uso de EPIs, bem como os colaboradores e os prestadores de serviço. Álcool em gel 70% é item de disponibilização obrigatória, assim como o uso de máscara de proteção facial. Todos os frequentadores devem ter a temperatura corporal aferida. Mesas e cadeiras devem estar dispostas a uma distância mínima de dois metros umas das outras e higienizadas com frequência. A mesma metragem de afastamento deve ser aplicada às pessoas.

Piscinas, churrasqueiras, academias, saunas e outras áreas coletivas continuam proibidas, assim como escolinhas esportivas e a prática de qualquer atividade coletiva, tanto esportiva quanto recreativa – como piqueniques, a fim de evitar aglomerações. Bares e restaurantes só poderão funcionar para a venda de bebidas não alcoólicas e não será permitido o consumo de alimentos no interior do Clube. Como os bebedouros estarão interditados, é recomendável que o Associado traga sua garrafinha para água.

“Já vínhamos nos preparando para a reabertura e a última semana foi essencial para que fizéssemos os ajustes finais visando a total adequação ao decreto do Governo do Distrito Federal, para podermos receber nossos Sócios com segurança e comodidade”, explicou o Comodoro Rudi Finger. “Durante todo o tempo que o Clube ficou com as portas fechadas, realizamos um intenso trabalho de limpeza e desinfecção por todo o campus e reformamos vários setores que necessitavam de reparos. Estamos preparados para receber a Família Iatista de braços abertos”, completou.

A entrada dos Sócios será apenas pela Portaria Principal e a saída será exclusivamente pela Portaria Norte. Os demais acessos estarão fechados. Confira abaixo o que vai funcionar no Iate a partir deste sábado, com restrições. Cada setor terá suas regras de acesso e uso afixadas na entrada, que deverão ser lidas pelos Sócios antes da utilização.

  • Pista de cooper
  • Mesas e cadeiras das áreas abertas (no distanciamento correto – não será permitido juntá-las)
  • Sinuca
  • Tênis de Mesa
  • Tênis
  • Squash
  • Náutica
  • Patinação

Sanções – Segundo o decreto do GDF, aqueles que descumprirem as medidas exigidas estarão sujeitos à multa, interdição, suspensão de alvará enquanto perdurar o estado de calamidade pública e demais sanções administrativas e penais, nos termos previstos em leis e decretos que regem a matéria. A inobservância dos protocolos e das medidas de segurança recomendados por autoridades sanitárias citadas no decreto está sujeita às penas previstas no artigo 10 da Lei Federal nº 6.437, de 20 de agosto de 1977, além da implicação criminal de que trata o artigo 268 do Código Penal.