Regata Online celebra os 60 anos do Iate Clube de Brasília

Nos dias 22, 23 e 24 de maio, a Diretoria de Esportes Náuticos organizou uma regata online em comemoração aos 60 anos do Iate Clube de Brasília. A competição teve belas disputas, resultados apertados e contou com a participação de 54 velejadores, de 16 clubes e 9 estados.

Ao todo foram realizadas nove regatas de aproximadamente 8 minutos cada regata na fase classificatória para todos os competidores e, depois, apenas os 10 primeiros colocados disputaram a regata final, conhecida como Medal Race, na qual a pontuação é dobrada e não pode ser descartada.

O evento foi capitaneado pelo Coordenador Técnico do Setor Náutico, Allan Godoy, através da plataforma do jogo “Virtual Regatta Inshore”. O jogo é reconhecido pela Confederação Brasileira de Vela e possui a chancela da World Sailing. Vários eventos de renome mundial estão utilizando este jogo, para realizar seus eventos neste momento de pandemia. “Esse jogo tem feito sucesso entre os velejadores devido sua praticidade e facilidade, nele o velejador consegue treinar regras de regata, aceleração do barco, analisar e verificar a tendência do vento, rajada, velocidade do barco, escolher o melhor lugar para largar e tática de regata”, explicou Flávio Pimentel, Diretor de Esportes Náuticos.

Os 5 primeiros colocados na classificação geral foram: 1º Lugar: Gustavo Glimm (VDS/RS); 2º Guilherme Menezes (ICSC/SC); Helio Lyra de Aquino Jr (ICRJ/RJ); 4º Ricardo Paranhos (ICB/DF) e 5º Diego Montautti (ICSC/SC).

Além disso, teve a premiação por clube, no qual os três primeiros velejadores de cada clube pontuaram e os cinco primeiros clubes foram: Veleiros do Sul (RS) e Iate Clube de Santa Catarina (SC), empataram e levaram o título. Em 3º, ficou o Iate Clube de Brasília (DF), em 4º o Iate Clube Rio de Janeiro (RJ) e, em 5º, o Yacht Clube Santo Amaro (SP).

Ao final do evento foram sorteados cinco brindes fornecidos pela loja Noroeste Náutica “Tudo para o seu veleiro” (61) 33494940 / 982470008. Os sorteados foram: 1º – Bruno Ferreira; 2º – Ricardo Paranhos; 3º – Martin Manzoli Lowy; 4º – Márcio Santos de Pinho; 5º – Lucas Rocha Dantas.