Iate se prepara para realizar o desassoreamento de área da Náutica

Iate Clube de Brasília

O Iate Clube de Brasília vai realizar uma licitação para a contratação de serviços para o Desassoreamento da Dársena 2, área onde ficam atracadas as lanchas e veleiros, próxima ao Quiosque da Náutica. O certame vai ser realizado em alinhamento às leis e normas ambientais do país e a empresa responsável deverá possuir as licença requeridas.

O objetivo é aumentar a profundidade do leito da Dársena, dando melhor condições da mobilidade às embarcações, principalmente os veleiros que são munidos de quilha, em especial os que possuem quilhas mais alongadas, de acordo com as dimensões da embarcação. “Com o desassoreamento, os veleiros não correm risco de danos e terão total conforto em suas manobras”, explicou o Diretor de Engenharia, Francisco Carpóforo.

Trata-se de uma área de cerca de 4.260 m2 e com volume aproximado de 2300 m3. Para a realização do serviço, o material será retirado por meio de bombeamento e todo ele será descartado na antiga obra da Escola Superior de Guerra. A distância do descarte está estimada entre 600m do local. “Todo o serviço será realizado com as devidas licenças e autorizados pelos órgãos competentes, com o correto descarte do material retirado do fundo do Lago”, explicou o Comodoro Rudi Finger.  

Saiba mais – O desassoreamento é um importante procedimento para remover as impurezas de rios e lagos e mantê-los mais higienizados, proporcionando um fluxo mais corrente da água e uma natureza mais adequada, livre de lixos sólidos.

Para essa tarefa, é empregada uma técnica conhecida por dragagem, que é capaz de eliminar os resíduos de maneira eficiente e ágil. O serviço consiste da administração de um aparelho de sucção, para a drenagem de areia, lodo, pedras, sedimento, materiais contaminados ou não, que poluem o fundo desses ambientes. Dessa maneira, é realizada a remoção de diferentes componentes sólidos e a higienização o fundo do lago ou rio.