Visite 10 museus sem sair de casa

Em tempos de coronavírus, a principal recomendação é circular o mínimo possível e evitar grandes aglomerações. Muitos museus importantes do mundo estão fechados por tempo indeterminado. Mas, muitos deles disponibilizaram seu acervo on-line. É possível fazer uma verdadeira viagem pela história da arte. Confira uma seleção com 10 museus que disponibilizaram parte de seus ricos acervos on-line ou que oferecem visitações virtuais. 

  • Pinacoteca di Brera, Milão

O centro cultural localizado na Itália contém uma das mais importantes coleções de arte italiana. Entre os destaques, há obras do mestre Giambattista Pittoni.

  • Galleria degli Uffizi, Florença

Um dos acervos mais incríveis do mundo, reúne obras de Leonardo da Vinci, Botticelli, Caravaggio, entre outros. 

  • Musei Vaticani, Roma

O Museu do Vaticano tem mais de 7km de extensão. Além de obras importantíssimas, o espaço também abriga artefatos históricos, um dos afrescos mais importantes de Rafaello Sanzio e um corredor dedicado somente aos mapas antigos.

  • Museu Archeologico, Atenas

O maior da Grécia e um dos mais importantes do mundo. Sua coleção, com mais de 11 mil exposições, oferece um panorama da cultura da Grécia antiga da pré-história até a antiguidade.

  • Museo del Prado, Madrid

O mais importante museu da Espanha e um dos mais notáveis do mundo, o Prado tem entre os destaques o quadro “As Meninas”, de Diego Velázquez. A coleção é bastante completa, com obras da pintura espanhola, francesa, flamenga, alemã e italiana.

  • Louvre, Paris

Talvez o museu mais famoso do mundo, permite que os internautas façam visitas on-line por suas salas de exibição e galerias, além de contemplar a arquitetura do espaço. É possível ver antiguidades egípcias e também a Galeria d’Apollon.

  • British Museum, Londres

Fundado em 1753, tem uma coleção de cerca de 8 milhões de objetos que narram mais de 2 milhões de anos de história. No tour on-line, é possível ver alguns dos primeiros artefatos criados pelos homens até trabalhos de artistas contemporâneos.

  • The Metropolitan Museum, Nova York

Em uma parceria com o Google Arts & Culture, é possível ver a coleção de um dos mais importantes museus da cidade americana. Em vídeos 360º, você pode passear pelos corredores e explorar algumas das peças do arquivo do centro cultural.

  • Hermitage, São Petersburgo

Este é um dos maiores museus de arte do mundo. Sua vasta coleção possui itens de diversos períodos da história, assim como de muitos estilos e países. Há obras de Leonardo da Vinci. Sua biblioteca possui mais de 700 000 títulos sobre arte, cultura, arquitetura e história.

  • National Gallery of Art, Washington

O museu americano está entre os dez mais visitados do mundo. Sua coleção apresenta mais de 150 000 esculturas, mobiliário, fotografias, pinturas e ilustrações. Entre os destaques, estão obras de Rafaello Sanzio, Velázquez, Tiziano, Rembrandt e Vermeer.