Saiba como higienizar os alimentos antes de guardá-los na cozinha

A pandemia do novo coronavírus mexeu com os hábitos de higiene de todos. Uma rotina mais intensa de higienização de alimentos e produtos também passou a ser adotada por muita gente, o que até há alguns meses provavelmente não acontecia. 

O que fazer quando chegar das compras?

– Antes de cuidar dos alimentos e produtos, é necessário cuidar de si. Ao chegar em casa, tire os sapatos e troque de roupas. Não transite em casa com a mesma roupa usada na rua. Em seguida, lave as mãos e os braços até a altura do cotovelo.

– As sacolas plásticas e outras embalagens vindas de fora devem ser descartadas imediatamente. Depois disso, é hora de repetir o processo de lavar as mãos com água e sabão ou passar álcool 70%.

– Os alimentos embalados devem se desinfetados com álcool 70% ou lavados com água e sabão – no caso das embalagens que aguentam exposição à essas substâncias. Já os alimentos in natura, como frutas e verduras, devem ser lavados em água corrente e depois mergulhados em solução clorada, que deve ser feita com uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Em seguida, enxágue.

– Quanto às garrafas de vidro ou plásticas, a recomendação é que sejam higienizadas em água corrente e sabão e depois secas com papel toalha. 

Fonte: Jornal do Commercio (Pernambuco)