PREVINA-SE CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS

Em cumprimento ao Decreto 40.539, do Governo do Distrito Federal, o Iate Clube de Brasília continua com suas atividades suspensas, mas ainda assim preocupado com a saúde e bem estar de seus Sócios e colaboradores. Com o crescimento exponencial dos casos da doença no DF, se faz necessário, cada vez mais, o isolamento social solicitado arduamente pelas autoridades de saúde do Brasil, para diminuir o ritmo de contágio da doença. Mas, as pessoas ainda têm algumas dúvidas sobre como agir neste momento:

Aqueles que receberam o diagnóstico ou têm sintomas da Covid-19 devem ficar em isolamento por pelo menos 14 dias. Os especialistas recomendam que, as demais pessoas permaneçam em casa o máximo possível para não correrem o risco de se infectar, e quando for preciso, devem evitar aglomerações e não ficar em locais cheios e fechados, tentando manter pelo menos 1,5m de distância entre as demais pessoas.

Quanto às compras, dê preferência ao sistema online ou delivery. O ideal é fazer compras que durem o mês todo, mas não é preciso estocar comida para vários meses. Se fizer uso de remédio controlado, renove sua receita o quanto antes e compre o que for preciso.

Dentro de casa, o ideal é não compartilhar objetos de uso particular, como toalhas, maquiagens e roupas e, se possível, separar também talheres, copos e pratos para que cada pessoa não corra o risco de se contaminar dentro da própria casa. Em casa ou na rua, ao espirrar ou tossir proteja a boca e o nariz com um lenço descartável ou com a parte interna do braço, na altura do cotovelo. O lenço, depois de usado uma vez, deve ser jogado fora.

Além das restrições na circulação, é preciso reforçar a higienização das mãos, já que a doença se propaga em uma velocidade enorme. Primeiro, é preciso molhar as mãos e, depois, pegar uma quantidade suficiente de sabonete para fazer a limpeza. É preciso começar pela palma das mãos e punhos, depois limpar entre os dedos e a parte superior das mãos. Depois, é preciso limpar os polegares e as pontas dos dedos. Caso a torneira não seja automática, o indicado é usar uma folha de papel para abrir e fechar a peça, evitando o contato direto com as mãos limpas. O álcool em gel deve ser sempre utilizado no caso de não haver a possibilidade de lavar as mãos com água e sabão.

O Iate reforça que está atento aos desdobramentos do avanço da doença no país e empenhado em fazer todo o possível para garantir a segurança e bem-estar de todos que o frequentam. “Ciente de nossa responsabilidade social, continuamos orientando os Sócios a permanecerem em casa, evitando qualquer tipo de aglomeração ou reuniões, o que reduzirá as chances de contágio e proliferação. É uma atitude necessária e responsável de indivíduos e instituições que atuam pensando nas necessidades e benefícios da coletividade”, explicou o Comodoro Rudi Finger.

Cabe ressaltar que, neste período de suspensão das atividades, o Iate dispõe dos seguintes canais de atendimento ao Associado: pelo telefone (61) 3329-8700 e pelos e-mails [email protected] (Ouvidoria), [email protected] gmail.com (Secretaria / Administrativo), [email protected] iatebsb.com.br ou [email protected] (Financeiro). Na Tesouraria, o atendimento será realizado também por telefone, das 10h às 16h (3329-8712).