Campanha de vacinação contra a gripe começa no DF

A campanha de vacinação contra a gripe no Distrito Federal teve início ontem e vai seguir até o dia 22 de maio. De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o dia “D” de mobilização nacional será 9 de maio, um sábado.

O GDF estabeleceu três fases para a estratégia de imunização contra a influenza. Pessoas com 60 anos ou mais terão todo o período da campanha para se vacinar. Na primeira semana, de 23 a 27 de março, a vacinação será exclusiva para os idosos distribuídos por ordem alfabética do primeiro nome. A orientação visa minimizar a aglomeração de idosos nas unidades básicas de saúde.

A segunda fase da estratégia de imunização vai de 16 de abril a 22 de maio. Assim como os idosos, poderão se vacinar, nesse período, professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, além de pessoas com condições clínicas especiais.

A terceira fase, de 9 a 22 de maio, inclui crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, adolescentes e jovens adultos de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional.

A secretaria de Saúde do DF pede ainda que pessoas com sintomas respiratórios ou febre sejam orientadas a não comparecerem para a vacinação, enquanto persistirem os sintomas.