NOVO CORONAVÍRUS: SAIBA O QUE MUDA NO IATE

E m cumprimento ao Decreto 40.509, de 11/03/2020, do Governador do Distrito Federal, a Comodoria do Iate Clube de Brasília tomou algumas importantes providências, baseadas no Estatuto do Clube (Art. 91, inciso X), de forma a contribuir com a sociedade e os órgãos de saúde pública. As ações, em relação ao Novo Coronavírus, recentemente classificado como pandemia pela OMS, têm caráter preventivo, de controle e contenção de riscos, com o objetivo de evitar a disseminação da doença.

Com isso, todos os eventos sociais, esportivos e culturais sob a coordenação das diretorias e demais órgãos do Iate Clube foram cancelados pelo prazo de cinco dias, a partir de 12 de março, podendo ser antecipado ou prorrogado, de acordo com as orientações das autoridades públicas de saúde. Também ficam suspensas atividades do CIATE e as aulas das escolinhas de Esportes Individuais e Coletivos, até o dia 16 de março. A Brinquedoteca da Academia também ficará fechada neste fim de semana, dias 14 e 15 de março.

Prevenção – Ainda como medidas preventivas, foram instalados mais 30 dispensers de álcool em gel por todos os setores do Clube, foi triplicada a frequência das atividades da equipe de limpeza, especialmente na desinfecção de objetos e superfícies tocados com mais freqüência, e foram espalhados por todo o campus folders explicativos sobre o coronavírus. O Iate recomenda, ainda, que sejam seguidas as orientações divulgadas pelo Ministério da Saúde sobre a doença, que podem ser acessadas pelo site https://www. saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus.

A transmissão do coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. Os principais sintomas conhecidos até o momento são febre, tosse e dificuldade para respirar.

Para a prevenção, o Ministério da Saúde orienta cuidados básicos como lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos e, se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; evitar contato próximo com pessoas doentes; ficar em casa quando estiver doente; cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo; e limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.