Coronavírus: o que preciso saber?

Coronavírus são uma família de vírus, conhecida há muito tempo, responsável por desencadear desde resfriados comuns a síndromes respiratórias graves. A transmissão pode ocorrer de uma pessoa para outra por meio do contato próximo com o doente. Recentemente, um novo tipo de coronavírus foi descoberto, o COVID-19, o qual tem causado mortes e também bastante preocupação.

Ele foi isolado no dia 7 de janeiro de 2020 e detectado primeiramente na cidade chinesa de Wuhan. A primeira morte ocorrida em decorrência desse novo vírus aconteceu no dia 11 de janeiro de 2020 e, até o dia 25 de fevereiro, já haviam sido contabilizadas 2708 mortes e mais de 80 mil casos confirmados em todo o mundo.

Os sintomas da infecção causada pelo novo coronavírus são: febre, dificuldade respiratória, tosse e falta de ar. Os casos mais graves podem evoluir para insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave.

Para se prevenir de doenças causadas por coronavírus, as principais medidas são evitar contato próximo com pessoas que apresentam infecções respiratórias; lavar bem as mãos; evitar tocar os olhos, nariz e boca sem ter higienizado as mãos; evitar compartilhamento de objetos de uso pessoal, tais como copos e talheres; evitar contato com animais doentes; e cozinhar bem ovos e carne. Na Academia, é recomendável higienizar os aparelhos antes e após o uso com o álcool disponível no local.

Fonte: Brasil Escola