Histórico

O Iate Clube de Brasília está desde 1960 proporcionando o que há de melhor no segmento esportivo e cultural para o brasiliense. A história de nossa Instituição está interligada com a construção de Brasília, pois o patrono do Iate é o grande idealizador da capital federal no cerrado, Juscelino Kubitschek de Oliveira, que se referiu ao clube como sendo ‘a sala de visitas da nova metrópole’. No decorrer dessas quase cinco décadas, muitas melhorias foram realizadas para aprimorar cada vez mais a estrutura e os serviços oferecidos ao quadro social. Confira aqui um pouco da história de uma Instituição de lazer que está entre as melhores do país.

Nascido na cidade mineira de Diamantina, no dia 12 de setembro de 1902, Juscelino Kubitschek de Oliveira foi, desde o início, um dos grandes incentivadores da construção do Iate Clube de Brasília. Tinha por nossa Instituição um carinho especial e a ela se referiu certa vez da seguinte forma: “O Iate é, de muito, a sala de visita da nova metrópole”. Por tudo o que fez pelo Brasil e pela ligação que tinha com o Iate, Juscelino foi escolhido o patrono do clube. Desta forma, o Site do Iate dedica diversas páginas para lembrar um pouco da vida e obra deste notável brasileiro e reverenciar todo seu legado. Também como forma de homenagear a figura humana e histórica de Juscelino, o Iate criou em 1993 a Regata JK, competição que hoje está incorporada à Semana de Vela JK. 

Como tudo começou

Histórias do fundador

Juscelino Kubitschek

Juscelino construiu em torno de si uma aura de simpatia e confiança entre os brasileiros. Além de criar a nova Capital Federal, Brasília, JK também é o Patrono do Iate Clube. Saiba mais